Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Saída ‘salomônica’

Silval ‘escapa’ de pressões e decide manter secretariado sob comando dos mesmos aliados, sinalizando rumo de alianças

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Silval ‘escapa’ de pressões e decide manter secretariado sob comando dos mesmos aliados, sinalizando rumo de alianças
O governador Silval Barbosa (PMDB) decidiu manter as secretarias de Estado que forem deixadas em 31 de dezembro, por secretários com intenção de disputar as eleições de 2014, com os mesmos partidos e grupamentos políticos. Além disso, sinaliza para o rumo das alianças de PMDB e PT, para o pleito vindouro.


Silval já nomeou mais de 16 mil concursados em MT e Faiad crê que servidores passaram a ter ‘voz ativa’

E, de quebra, desta forma, ele se livrou das ‘pressões’ que passou a sofrer desde que admitiu reformular o comando de algumas pastas e, também, com troca de indicações políticas. “O critério é o mesmo: perfil técnico com comprometimento político, capaz de fazer frente às demandas do Estado”, argumenta ele.

Embora legalmente tenham até 4 de abril de 2014 para sair, os secretários que são candidatos terão de pedir exoneração até 31 de dezembro, prazo determinado pelo governador. E a explicação de Silval é factível: deseja montar uma equipe para concluir o último ano de mandato.

Na próxima semana, ele começa as conversações com os partidos para definição dos nomes. “É certo que vou procurar manter as pastas com as siglas que hoje estão ocupando esses espaço, mas vai depender muito dos partidos também”, argumentou ele, citando que as legendas vão manter o mesmo espaço ocupado atualmente.

Quatro secretários de Estado devem deixar o staff: Francisco Faiad, de Administração; Eder Moraes Dias, de Articulação Institucional e Representação de Mato Grosso em Brasília (Ermat); ambos pelo PMDB; Francisco Vuolo, de Logística Intermodal de Transportes (Selit), pelo PP; e Meraldo Figueiredo, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, pelo PSD. Todos na busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Também deve ser candidato o presidente da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Valdizete Nogueira, pelo PSD.

Outros três secretários de Estado, cotados para dipsutar eleições, desistiram: Pedro Nadaf; chefe da Casa Civil, pelo PR; e Alan Zanatta, de Indústria e Comércio (Sicme), pelo PMDB, eram pré-candidatos à Câmara dos Deputados. O ex-deputado José Lacerda Filho, de Meio Ambiente (Sema), era a principal opção do PMDB para deputado estadual, na região de Cáceres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet