Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SUCESSÃO

Pesquisa Vox Populi mostra Maggi com 53% e Taques com 24% na disputa ao governo de Mato Grosso

Foto: Marcos Bergamasco / Secom-MT

Blairo Maggi cumprimento Pedro Taques, observado por Julier Sebastião Silva, em cena que pode se repetir durante o embate eleitoral de 2014

Blairo Maggi cumprimento Pedro Taques, observado por Julier Sebastião Silva, em cena que pode se repetir durante o embate eleitoral de 2014

Caso as eleições fossem hoje, o senador Blairo Maggi (PR) conquistaria o terceiro mandato para o governo de Mato Grosso, no primeiro turno, tendo o senador Pedro Taques (PDT) como segundo colocado. É o que revela pesquisa Vox Populi, publicada a edição deste domingo (09/12) pelo jornal ‘Diário de Cuiabá’, o mais antigo de Mato Grosso em circulação ininterrupta. Veja pesquisa AQUI.


Na Vox Populi, segundo mais conceituado instituto do Brasil, Maggi aparece com 53% das intenções de votos para governador, enquanto Taques vem em segundo, com 23%. Os números contrastam com os apresentados recentemente pelo Mark Instituto e se tem certa semelhança com dados do Instituto KGM. E há menos de um ano da eleição de 2014, caso Blairo Maggi (PR) mantenha a decisão de não se candidatar ao governo do Estado, então Pedro Taques desponta como líder absoluto em todos os cenários.

A pesquisa do instituto Vox Populi, encomendada pelo Diário de Cuiabá e revista RDM, ouviu mil pessoas em todo o Estado, entre os dias 23 e 26 de novembro. Sem Maggi no páreo, os números de Taques oscilam entre 50% e 52% da preferência do eleitorado, conforme a simulação. Se entrar na disputa, no entanto, o senador republicano lidera, com 53% da preferência contra 24% para o pedetista.

No primeiro cenário, Taques aparece com 52% da preferência do eleitorado. A porcentagem é atingida quando o confronto é com o juiz federal Julier Sebastião da Silva (ainda sem partido), que receberia 6% dos possíveis votos; e com o vice-governador Chico Daltro (PSD), que ficaria com 5%. Nesta situação, o número de pessoas que votariam em branco ou nulo é de 13%. Os indecisos somam 25%. No segundo cenário, Taques tem 50% dos votos, contra 9% do petista Lúdio Cabral; 4% de Julier e 4% do empresário Eraí Maggi (PP). Nesta simulação, os indecisos são 23% e os que votariam branco ou nulo, 11%.

O terceiro cenário se monta quando Eraí Maggi é substituído pelo ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o Maurição (PR). Nele, o senador pedetista mantém a liderança folgada. Tem 51% da preferência. Lúdio e Julier continuam com 9% e 4%, respectivamente. Já Maurição surge com apenas 2%. Dez por cento das pessoas disseram que votariam em branco ou anulariam o seu voto e 24% ficariam indecisas. No último cenário, Taques também lidera com 51%, Lúdio permanece com 9% e Chico Daltro com 5%. Os indecisos somam 23% e os que anulariam ou votariam em branco são 12%. Na modalidade espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor votará, sem apresentar os candidatos, Blairo Maggi lidera com 8% da preferência. Pedro Taques aparece em segundo lugar, com 4%.

O atual governador, Silval Barbosa (PMDB), surge em terceiro com 3% das indicações. Porém, 82% dos entrevistados disseram espontaneamente que não sabem em quem vão votar na próxima eleição. Ex-governador, Maggi também aparece quando o assunto é rejeição. Ele o e o atual vice-governador Chico Daltro lideram, com 10% do eleitorado cada. Em seguida aparecem: Lúdio Cabral (6%), Maurício Tonhá (6%), Eraí Maggi (5%), Pedro Taques (5%) e Julier Sebastião da Silva (5%). A pesquisa foi realizada um dia antes de Julier ser alvo de uma ação da Polícia Federal, que cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa e no escritório do magistrado.

O levantamento da Vox Populi foi feito de acordo com a técnica survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro estimada é de mais ou menos 3,1 ponto percentuais, em um intervalo de confiança de 95%. (Colaborou Jardel P. Arruda) 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet