Olhar Direto

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Dois helicópteros da Força Nacional estão na Suiá Missú e comboio da PF está a caminho

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

29 Jan 2014 - 14:47

Foto: José Medeiros/ Fotos da Terra

Dois helicópteros da Força Nacional estão na Suiá Missú e comboio da PF está a caminho
Dois helicópteros com homens da Força Nacional estão na reserva Marãiwatsédé, antiga gleba Suiá Missú, em Alto Boa Vista, nordeste de Mato Grosso para convencer os produtores rurais a desocuparem novamente a área indígena invadida  na segunda-feira (29).

Cotado para ministério, Rui Prado critica governo federal por atuação em Marãiwatsédé
Temendo conflito, prefeito de Alto Boa Vista suspende expediente por 48 horas

Um comboio da Polícia Federal saiu de Barra do Garças, na manhã de quarta-fera (29), com destino a reserva para reforçar o policiamento na área. O clima é tenso porque os produtores estão dispostos a ficar na área.

Eles reclamam que se passou um ano da desintrução e o governo federal não cumpriu nada do que prometido, principalmente sobre uma área alternativa para assentá-os.

Os manifestantes estão posicionados perto de onde era o Posto da Mata. O cenário ainda causa comoção entre os produtores por verem casas e prédios que foram derrubados no ano passado.

Uma equipe da Funai está presente no local e evitando que os índios se aproxime de onde estão os produtores rurais. A previsão é que o comboio da PF chegue por volta das 15 horas em Alto Boa Vista.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • dom francis
    29 Jan 2014 às 17:23

    uma vergonha um pais que sabemos o fim dessas terras que os indios nao trabalham as mesmas e so servira para alimentar ainda mais esses politicos corruptos deem a amazonia p eles ja que nao pode ser desmatada msm e evite o dedsmatamento no MT façam isso para ver se esses iindios querem

  • Frederico Odorico
    29 Jan 2014 às 17:19

    É muita hipocrisia de ambos os lados. Sabemos que existem muitos interesses por trás disso tudo. Seja da parte dos índios e essas pseudo-ONGs, seja por parte dos posseiros. É notório que existe um pessoal humilde, sendo utilizado como massa de manobra pelos grandes. Já foi amplamente noticiado, é só buscar no Google que a maior parte dessa terra "pertencia" a poucos, os verdadeiros latifundiários!

  • dede
    29 Jan 2014 às 16:06

    e ainda vai fica pior se votarem no pt pra presidente e pra governador do mt

  • José Bonifácio
    29 Jan 2014 às 15:37

    Imagina o que os governos federal, estadual e dos municípios já gastaram para retirar as pessoas, destruir as construções dos produtores, manter policiamento durante meses e agora um verdadeiro exército de aparatos de segurança, tudo por conta de uma decisão judicial que em meu ver foi expedida sem observar valores étnicos, morais, financeiros e sociais dos produtores, jogando-os em meio a uma estrada.

Sitevip Internet