Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Aquário natural de corais convida ao mergulho no mar de Maragogi, AL

Considerado um dos principais destinos do litoral de Alagoas devido aos cenários exuberantes formados pelas praias de areias brancas e mar com tonalidades em azul e verde, Maragogitambém é um lugar para ser explorado a fundo. A opção para os mais destemidos são os mergulhos que podem ser realizados em aquários naturais, com ‘florestas’ de corais e embarcações naufragadas, abrigos para cardumes e diversas outras espécies marinhas que vivem na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais.


Foi em um destes pontos de mergulho, situados na região que abriga a maior barreira de corais da América Latina, que a reportagem do G1 atracou, com o auxílio da equipe de mergulhadores profissionais da Maragogi Dives Sub, para realizar o batismo no mergulho autônomo, modalidade que é praticada com o uso de cilindros de oxigênio para respiração embaixo d'água.

O ponto de partida para a aventura acontece em solo firme, ainda na praia, com a instrução de mergulhadores credenciados. Na ocasião, eles repassam para os iniciantes informações sobre a respiração no fundo do mar, o trajeto a ser percorrido, a profundidade a ser atingida, os sinais utilizados e o funcionamento dos equipamentos.

“O mergulho é um esporte que pode ser praticado com segurança por pessoas de 4 a 86 anos. No entanto, é recomendável que a atividade seja feita com o auxílio de profissionais e equipamentos credenciados” relata o instrutor Sales Manoel ao explicar que, em Maragogi, há 20 pontos mapeados para a prática de mergulho entre aquários, barreiras de corais e naufrágios.

A reportagem do G1 foi conferir as belezas submersas do Litoral Norte alagoano em um aquário natural a aproximadamente 6 km da costa, com 9 metros de profundidade e alta visibilidade devido à transparência da água. Local que conta com uma floresta formada pelos diversos tipos de corais que se aglomeram atraindo outras espécies de vida marinha.

O trajeto da praia até o ponto de mergulho é feito em uma embarcação adaptada para conduzir mergulhadores e turistas com conforto até alto mar. A cor da água varia a medida que o barco se afasta da costa. O cenário formado pelo distanciamento da praia e pela aproximação da barreira de corais é um atrativo à parte.

“O mar de Maragogi é ideal para a iniciação de mergulhadores porque possui diversos pontos interessantes com rica vida marinha em trechos protegidos pela barreira de corais. No entanto, para mergulhadores experientes há também trechos em mar aberto com naufrágios e diversos outros atrativos”, completa Sales Manoel. Dependendo do tempo e do local escolhido para o esporte, o mergulho na região da Costa dos Corais chega a custar entre R$ 100 e R$ 300 por pessoa.

Ao chegar no aquário, do alto da embarcação já é possível antecipar o que está por vir. Com a água transparente, é possível visualizar o aglomerado de corais, tipo de fauna subaquática que forma uma espécie de continente habitado por cardumes de peixes diversos, crustáceos e outros tipos de animais da vida marinha. A embarcação é atracada em um banco de areia, local de descida dos mergulhadores, que recebem mais instrução antes de se aproximar da ilha de corais.

Exploração submersa
Quando o mergulho começa, toda a ansiedade some em instantes. Uma sensação de tranquilidade e silêncio toma conta do mergulhador aumentando a percepção visual. É neste momento que a natureza subaquática se revela com formas e cores singulares a cada trecho do trajeto, que segue por uma espécie de corredor pré-determinado pelo mergulhador guia, que acompanha o iniciante durante todo o percurso.

Embaixo d'água o contato com a vida aquática encanta a todo momento. Tímidas e ao mesmo tempo curiosas, algumas espécies marinhas começam a aparecer. A exemplo de pequenos peixes que, ao perceberem que não há ameaça, passam a acompanhar os mergulhadores pelo trajeto no fundo do mar.

A medida que o mergulho prossegue, a percepção aumenta, revelando detalhes da diversidade da vida marinha.

Os instrutores esclarecem que, do aquário, só pode ser levada a experiência de explorar Maragogi por dentro do mar. Ao fim do mergulho, as lembranças são materializadas em fotos e filmagens produzidas debaixo d'água, além da sensação de tranquilidade e o respeito ao meio ambiente. Desta forma, tudo que é encontrado durante o mergulho é deixado no local para a apreciação de outros visitantes e preservação da vida marinha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet