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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Avaliação: Honda Vezel, o SUV que chega ao Brasil em 2015

Os SUVS compactos estão ganhando espaço no mundo. Com design estiloso diferente de um off-road tradicional, eles são normalmente voltados para uso urbano, e sua posição de dirigir elevada é agradável. A sensação de estar em uma minivan é parte do segredo de sua popularidade.


O Honda Vezel é uma nova adição a este gênero, e a grande aposta global da marca para conquistar terreno em mercados onde os pequenos crossovers fazem tanto sucesso. Como o Brasil, onde ele começa a ser fabricado a partir de 2015 para enfrentar Ford EcoSport e Renault Duster na faixa de R$ 68 mil..

A ideia deste novo Honda é fundir o charme de um cupê, a praticidade de uma minivan e o porte de um SUV. Embora seja baseado na plataforma do Fit - que traz o tanque de combustível ao centro -, o Vezel é 80 mm maior que o hatch. Porém, o comprimento total de 4,295 m é 240 mm menor que o de seu irmão CR-V. Enquanto isso, seus 1,770 m de largura foram adotados pensando em uma estratégia mundial, e isso sem estrapolar o tamanho das ruas japonesas.

No japão, o Vezel conta com duas opções de motores em sua linha: 1.5 litro a gasolina de tração dianteira que faz sua estreia, com 131 cv de potência e consumo médio anunciado de 20 km/l, e o 1.5 híbrido de tração integral, que une o bloco a gasolina a um motor elétrico. No conjunto, esta versão desenvolve 152 cv de potência e promete consumo de 27 km/l.

Um dos apelos do Vezel é o design. A seção superior de sua carroceria traz o estilo de um cupê, enquanto a inferior mostra a força inconfundível de um SUV. A fusão dos dois irá certamente deixar muitos pensando que ele, simplesmente, tem um visual muito legal.

Todas as versões do Vezel trazem, de série, amortecedores Sachs, e embora os pneus Eco Special de 16 polegadas façam o Vezel parecer um pouco leve demais na dirigibilidade, quando comparados com os pneus normais de 17 polegadas da versão híbrida, eles parecem bem comuns.

Na hora de acelerar, o Vezel a gasolina nunca fica devendo em potência. Dirigi-lo é, contudo, agradavelmente suave em comparação à versão híbrida, de características mais duras e esportivas. De qualquer maneira, no todo, a dirigibilidade não traz o frescor de algo novo e é um pouquinho barulhenta. Isto é efeito dos ruídos dos pneus Eco Special e do escapamento, que invadem a cabine pela parte traseira devido à falta de isolamento acústico e de material rígido no porta-malas - características que não se repetem no interior premium da versão híbrida.

Em resumo, o design (especialmente a coordenação de cores do interior e a área ao redor do painel) e a sensação ao dirigir são muito melhores no Vezel híbrido. Na verdade, quase 80% dos pedidos de compra do Vezel no Japão foram por essa versão. A diferença de preço entre elas é surpreendentemente pequena (cerca de R$ 7.700), o que também explica sua popularidade. Vale a pena andar em ambas as versões antes de tomar sua decisão, elas realmente personalidades bem próprias que podem definir a compra.

Autoesporte já havia adiantado a versão nacional do Vezel, mas foi apenas nesta semana que a Honda confirmou a informação. A motorização no Brasil ainda não foi divulgada, mas deverá seguir de perto as opções oferecidas no novo Fit nacional, que será apresentado ainda este semestre. Por aqui, o SUV seguirá manterá o nível de acabamento da versão híbrida japonesa, embora com motor 1.5 flex
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