Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Fiat Uno reestilizado chega em outubro

O Fiat Uno apareceu em 2010 com uma proposta bem-humorada. O desenho era o principal chamariz. Seguia outras coisas que estavam na moda do “quadrado de bordas arredondadas”, como os iPhones. Fez sucesso e projetou a marca novamente no segmento, até a chegada de rivais com a mesma corrente de estilo, como o VW up! Para se reforçar, a Fiat prepara uma reestilização do Uno para o Salão de São Paulo.


Antes que outubro chegue, você pode conferir nesta página como ficou o novo modelo. As mudanças parecem bem pequenas. Olhe melhor. Se focalizar na dianteira, verá que o antigo bocão dividido por um elemento preto agora ficou mais vincado e a sua divisão é mais clara. O jeito agressivo é replicado nas arestas do para-choque dianteiro. Há até molduras mais retilíneas para os faróis de neblina.

A sensação é que os faróis estão bem afilados. Eles mudaram também, perderam aquele “quadradinho” nas laterais. Não é apenas o único truque graças ao capô mais vincado. Com ele, os faróis estreitaram visualmente com a ajuda de uma sobrancelha mais cerrada criada pelo capô. Nas laterais, mudanças menores. Há retrovisores com piscas nos Unos mais caros, como também maçanetas com fechadura integrada e não mais separada.

Essa parcimônia foi repetida na traseira. As lanternas mantêm o esquema de iluminação por lâmpadas convencionais, mas com um arranjo diferente. É no para-choque com elemento preto distinto que reside a maior mudança. O objetivo é alargar mais o visual do hatch que, no geral, está bem mais agressivo. Até no interior, que ficará parecido com o do Palio e Punto e perderá o jeito “simpático” dos arranjos e comandos.

Não será na linha 2015 que vai estrear o motor 1.0 três cilindros 12 válvulas, antecipado por Autoesporte. Será no segundo semestre do ano que vem. Até lá, o 1.0 e 1.4 flex atuais permanecem em linha sem mudanças. Isso não significa que a nova não terá novidades mecânicas. Entre elas, a mais importante é a opção de câmbio automatizado Dualogic de cinco marchas, inédito na linha Uno. Falando na gama, o modelo manterá todas as versões atuais, da Vivace ao mais econômico Economy. Ficarão de fora apenas as séries especiais, que serviram para movimentar até a chegada do compacto reestilizado, entre elas a College.

E o Sporting?
Os fãs do ajuste mais esportivo da suspensão do Uno Sporting podem respirar aliviados por um lado: o modelo terá boas modificações na linha 2015. Em estética, o hatch terá um para-choque dianteiro mais agressivo ao estilo do Uno Cabrio apresentado no Salão do Automóvel de 2010. Do conceito nacional conversível também virá o esquema de saídas de escape centrais. É só conferir no flagra do colaborador Marlos Ney Vidal. Mas a graça termina aí: o motor 1.4 TJET de 152 cv que equipava o projeto especial não virá. Brincadeiras à parte, o 1.4 EVO flex de 88 cv e 12,5 kgfm (com etanol) permanece o mesmo e terá a companhia do câmbio Dualogic (automatizado de cinco marchas) como opcional, com direito a borboletas para a mudança de marchas no volante. Não chega a ser o fôlego esperado, porém o estilo não ficará para trás. O preço, felizmente, não deve sofrer uma forte inflação. Atualmente, parte de R$ 34.400.

Versão Way f
A versão aventureira Uno Way receberá as mudanças da linha 2015 também no finzinho de 2014. Em mecânica, as mesmas alterações pontuais. O acabamento interno receberá mais alterações para combinar com o estilo externo. A inspiração do painel será a do Fiat Panda. Embora nunca tenham ficado alinhados totalmente em desenho externo, o painel mais trabalhado do europeu dará uma impressão melhor. Em especial o quadro central e o de instrumentos. Ali, em vez de um mostrador integrado, com velocímetro e conta-giros concêntricos, virá um quadro com os mostradores separados. Volante multifunção e câmbio Dualogic são outros pontos em que o Uno será promovido.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet