Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Volkswagen Gol e Saveiro estreiam novo motor 1.6 16V, de até 120 cv

Foto: (Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye

A Volkswagen apresentou a linha 2015 de Gol, Saveiro e Voyage, que não passavam por atualizações tão relevantes desde que a atual geração foi reestilizada – em julho de 2012 no caso do hatch e do sedã, e abril do ano passado em relação à picape. A marca ainda não tem os preços dos modelos definidos.


Líder de vendas da empresa, o Gol é o que recebe mais mudanças. A principal é o novo motor 1.6 16V, da família EA 211 (a mesma do Up!), de 110/120 cavalos e 15,8/16,8 kgfm de torque. Por ora, o propulsor mais potente se restringe à versão Rallye, assim como é exclusivo desta, ao menos por enquanto, a nova geração do câmbio automatizado I-Motion, com novo software de gerenciamento eletrônico que otimiza as trocas de marchas, segundo a montadora.

Com bloco e cabeçote em alumínio, comando de admissão variável, coletor de escape integrado e duplo circuito de arrefecimento (que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote), o novo motor multiválvulas equipa também a Saveiro, somente na versão Cross.

Esperada há tempos na picape, a transmissão I-Motion segue indisponível. No entanto, a Saveiro ganha equipamentos importantes, como freio a disco no eixo traseiro, controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR), freios ABS com função off-road e controlador de velocidade de cruzeiro.

O Voyage, infelizmente, foi privado tanto do motor de 16 válvulas quanto do novo I-Motion, e ganhou apenas atualizações de acabamento e uma inédita versão topo de linha, batizada de Evidence – cujo destaque são os bancos revestidos em Alcantara.

Nomes globais
A linha 2015 também leva aos modelos um alinhamento global de nomenclatura de versões e motores. A Trendline, de entrada, passa a oferecer direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave do tipo canivete e iluminação no porta-malas – além de vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica, que estrearam na linha 2013.

Ficam como opcionais sobretapetes e CD-player com conexão Bluetooth, entradas USB, SD Card e auxiliar e seis alto-falantes; volante multifuncional e computador de bordo – todos dentro do pacote Conectividade.
A intermediária Comfortline soma retrovisores, maçanetas, aerofólio traseiro e frisos laterais pintados na cor do veículo, retrovisores com seta integrada e os itens que na Trendline fazem parte do pacote Conectividade, além de ar quente.

Há ainda os pacotes Fun!, Urban e Interatividade, que incrementam essa configuração com elementos estéticos externos e internos e mais equipamentos.

À topo de linha Highline são reservados ar-condicionado, vidros traseiros com acionamento elétrico, alarme e volante multifuncional revestido em couro.

Na Saveiro, as versões disponíveis são Starline, Trendline e a já citada Cross.

Rodas, calotas e revestimentos dos bancos também foram reformulados para a linha 2015.

A nomenclatura de motores também é nova e alinhada à estratégia global: a sigla MPI designa os motores aspirados com até 100 cv, enquanto MSI identifica os propulsores com potência superior – o que explica o Voyage receber tal identificação na tampa do porta-malas mesmo sendo equipado com o motor 1.6 de 8 válvulas, da família EA211.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet