Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Versão sedã do novo Ford Ka chega por a partir de R$ 37.890; veja os preços

Espaço

Como um bom sedã, o Ka+ não faz feio quando o assunto é espaço para a bagagem. O porta-malas acomoda até 445 litros, segundo dados da fabricante. O número o posiciona relativamente bem no segmento. Perde para o Chevrolet Prisma, que esbanja 500 litros de capacidade, mas ganha do líder Grand Siena (390 litros). O hatch faz o caminho oposto e tem um dos piores porta-malas entre os hatches compactos, com apenas 257 litros declarados.
O novo Ka sedã tem 4,254 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,525 m de altura e 2,491 m de distância entre os eixos. São praticamente as mesmas medidas da versão hatch, que é apenas mais curta, com 3,886 m de comprimento. O tanque de combustível de ambos os modelos tem capacidade para 51 litros.mpleta. A Ford apresenta nesta quinta-feira (7) a nova linha do Ka, que, além da versão hatch, contará com um inédito sedã. Batizado de Ka+, o três volumes estreia com preços entre R$ 37.890 e R$ 47.490. O compacto atuará um degrau abaixo, tabelado entre R$ 35.390 e R$ 44.990. Ambos chegam às lojas em setembro, disponíveis com o novo motor 1.0 de três cilindros e 85 cv e 1.5 de 111 cv.

Custo-benefício é palavra de ordem para a dupla. Eles saem de fábrica equipados com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo frontal. Cada carro será disponibilizado em três configurações, exatamente iguais para os dois modelos.

Na versão topo de linha, sedã e compacto ganham controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. São os primeiros modelos na faixa de preço em que atuam a receber esses sistemas de assistência. A lista segue ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo e sistema de som SYNC com comandos de voz (sim, faltou o ajuste elétrico dos retrovisores para lista ficar completa).

Para arrematar o conceito de “mais por menos”, a montadora oferece, nessa ocasião de lançamento, seguro promocional com preço fixo de R$ 1.568 para o Ka e R$ 1.971 para o Ka+. A promoção é fruto de uma parceria entre a marca e a seguradora Mapfre.

Confira a tabela completa com preço de todas as versões:

Ford Ka 1.0 SE - R$ 35.390
Ford Ka 1.5 SE - R$ 40.390
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com controle remoto, sistema de som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas.

Ford Ka 1.0 SE Plus - R$ 37.390
Ford Ka 1.5 SE Plus - R$ 42.390
Itens de série: itens da versão SE + vidros traseiros elétricos e sistema de conectividade SYNC.

Ford Ka 1.0 SEL - R$ 39.990
Ford Ka 1.5 SEL - R$ 44.990
Itens de série: itens das versões SE e SE Plus + controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

Ford Ka+ 1.0 SE - R$ 37.890
Ford Ka+ 1.5 SE - R$ 42.890
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com controle remoto, sistema de som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas.

Ford Ka+ 1.0 SE Plus - R$ 39.890
Ford Ka+ 1.5 SE Plus - R$ 44.890
Itens de série: itens da versão SE + vidros traseiros elétricos e sistema de conectividade SYNC.

Ford Ka+ 1.0 SEL - R$ 42.490
Ford Ka+ 1.5 SEL - R$ 47.490
Itens de série: itens das versões SE e SE Plus + controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

Conjunto mecânico
Seguindo a onda do Volkswagen Fox e up! e do Hyundai HB20, a linha Ka também contará com um motor 1.0 de três cilindros. O propulsor é capaz de render 80/85 cv de potência (etanol e garolina, respectivamente), marca que lhe rende o título de 1.0 mais potente do mercado. A potência máxima é entregue às 6.500 rpm, enquanto o torque, de 10,7 kgfm, surge aos 4.500 giros. O motor 1.5 despeja 105/111 cv de potência entre 5.500 e 6.500 giros e tem torque máximo de 14,8 kgfm a 4.250 rpm. Por enquanto, tanto o Ka hatch quanto o Ka sedã serão embalados por um câmbio manual de cinco marchas. A transmissão automatizada Powershift, que equipa os demais modelos da Ford, não é opção por enquanto

Consumo

Na hora de abastecer, a Ford fala mais uma vez em economia. A linha Ka recebeu selo A de eficiência enegética junto ao Inmetro. Segundo medição do órgão, o motor 1.0 tricilíndrico tem médias de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, com etanol. Na gasolina, os números sobem para 13 km/l e 15,1 km/l, em circuito urbano e rodoviário, respectivamente. Já o motor 1.5 faz, com etanol, 7,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. A medição com gasolina ficou em 11,5 km/l no primeiro circuito e 13,6 km/l no segundo. A montadora não faz distinção de números de consumo entre o compacto e o três volumes.

“A economia é resultado de um trabalho extenso de engenharia, focado em todos os sistemas do veículo. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são componentes que ajudam a economizar combustível”, comentou o gerente de Engenharia Veicular da Ford, Klaus Mello.

Design global, carro global
O novo Ka sedã e o Ka hatch adotam a linguagem visual global da marca, com destaque para a grade frontal proeminente, ao estilo dos irmãos New Fiesta e Fusion. Com o lançamento da dupla, a Ford diz que enfim globaliza todo seu portfólio nacional. Fabricada no complexo industrial de Camaçari, na Bahia, a linha Ka segue os passos do EcoSport, com desenvolvimento capitaneado pelas equipes de design e engenharia do Brasil. Os carros, a exemplo do SUV, serão exportados para demais países, com forte atenção especial aos mercados emergentes, como a Índia, onde o sedã já foi apresentado com o nome Figo.
“O Ka e Ka+ são o futuro dos compactos. Eles completam a renovação da linha Ford no Brasil. Mais que isso, chegam com a missão de colocar a marca em um novo patamar de mercado”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. É uma aposta forte da montadora. A meta é que, com os dois carros no mercado, a marca dispute a liderança de vendas no segmento de hatches compactos e atinja o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs.
Os modelos chegam às lojas simultaneamente, já no próximo mês, nas cores branco vanilla, branco ártico, preto ebony, vermelho arpoador (sólidas), laranja savana, prata riviera, prata dublin (metálicas) e vermelho merlot (perolizada).
Mercado

A meta da Ford é tornar o Ka+ seu sedã mais vendido, posto hoje ocupado pelo Fiesta Rocam Sedan, que será descontinuado após o lançamento. A previsão é de que 73% das unidades do novo três volumes sejam comercializadas no varejo, com destaque para a versão 1.5. Em relação ao Ka hatch, o objetivo é mais ambicioso: tornar-se o líder entre os 1.0 do mercado nacional. Para essa variante, 75% das vendas virão do varejo.








Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet