Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

IBOPE

Ibope recorre e afiliada da Globo divulgará pesquisa para governo de Mato Grosso e Senado

Foto: Reprodução

Ibope recorre e afiliada da Globo divulgará pesquisa para governo de Mato Grosso e Senado
A TV Centro América (Canal 4), afiliada da Rede Globo, poderá divulgar a penúltima pesquisa Ibope para o governo de Mato Grosso e Senado da República. A decisção que proibia a divulgação dos dados acaba de ser revertida, mas os dados de um eventual segundo turno não serão divulgados.



“Eu não tenho como emitir opinião sobre o caso. Quem recorreu foi o Ibope. Se vier [a liminar], sim, vamos divulgar a pesquisa”,  observou o diretor da TVCA, Zilmar Melatte, instantes antes de a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sair.
 
TRE barra pesquisa Ibope por suspeita de direcionamento

O noticiário MT TV 2ª Edição, no qual a emissora do Grupo Zarhan costuma divulgar as pesquisas, vai ao ar às 18h15.  “Quem está com a caneta é o juiz. Nós respeitamos decisão judicial”, emendou Melatte, para a reportagem do Olhar Direto. Ele está cauteloso também por causa da multa, em caso de descumprimento:  R$ 30 mil.
 
O Ibope ouviu 812 eleitores em Mato Grosso. A TV Centro América pagou R$ 54.428,36 pelo levantamento.
 
Suspensão da divulgação  
 
O juiz Paulo Sodré, do TRE,  acatou a tese da assessoria jurídica da candidata Janete Riva (PSD), de que o instituto desrespeitou o critério de igualdade por não fazer uma simulação de segundo turno entre ela e o candidato Lúdio Cabral (PT).
 
“Ao realizar a coleta dos dados, o Instituto de Pesquisa limitou os questionamentos quanto a um eventual pleito em 2º turno, oferecendo aos eleitores somente duas possibilidades de enfrentamento, e em ambas constando o candidato Pedro Taques - como se este necessariamente lograsse êxito no dia 5 de outubro vindouro. Tal direcionamento, ainda que prescinda de má-fé, é amplamente vedado pelos Tribunais Especializados”, afirmou o juiz, em seu despacho.  

Atualizada às 17h54.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet