Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

AUTO-ANÁLISE

Silval Barbosa crê que seu governo será bem avaliado em MT pela história e fora do calor da eleição

Foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Silval Barbosa reiterou que o Estado teve um evento atípico, em seu mandato: a Copa do Mundo de 2014

Silval Barbosa reiterou que o Estado teve um evento atípico, em seu mandato: a Copa do Mundo de 2014

Tocando obras e ajustando as finanças para não deixar ‘furos’ ao sucessor, o governador  Silval Barbosa (PMDB) afirmou que deseja que o seu mandato, a ser encerrado em dezembro, seja julgado pela história e não durante a refrega eleitoral. “Se tem 50% de rejeição é porque tem outros 50% que nos avaliam bem. E estamos passando pelo período eleitoral. Fiz uma opção de não disputar a eleição e ficar no mandato até o fim da gestão. Logicamente fico exposto às críticas do governo”, observou ele.

 
Barbosa argumentou que realizou obras em Mato Grosso, principalmente na Grande Cuiabá, que vão ficar na história e serão lembradas por décadas. “O que fizemos na história nenhum outro governador terá a oportunidade de fazer. Realizamos um evento atípico, a Copa do Mundo de 2014 dentro do mandato”, argumentou o chefe do Poder Executivo.
 
“Tivemos a definição de metas onde não tinha recursos. Nos comprometemos e fizemos obras para a região metropolitana e também para o interior. Tivemos dificuldades sim, e outros teriam também”, ponderou ele. “Um governo que não erra é porque não tem acertos. Outro governador terá dificuldades para fazer o mesmo [em quantidade de obras] no mesmo tempo de mandato”, declarou.
 
Barbosa citou dados que considera positivos em áreas essenciais, como Educação e Saúde. Ao ser questionado sobre o negativo desempenho de Mato Grosso no Ideb, relativo ao ensino fundamental, disse que a greve da classe dos profissionais do ensino público foi o ponto crucial. Ele frisou que a evolução do Estado, na educação básica, foi substancial, já que Mato Grosso ocupa o 5º lugar no ranking nacional, com desempenho acima da média.
 
Silval apontou que, na saúde, também houve melhoras. Ele negou a continuidade nos atrasos de repasses às prefeituras, destacando serem casos já resolvidos com municípios e seguindo neste momento uma linha contínua de destinação dos recursos à área. “A situação infelizmente é assim em todo o país. Parece que vão destinar recursos do Pré-Sal para a saúde, porque essa responsabilidade é tripartite. Ou seja: da União, dos estados e dos municípios”, pontuou.

“Mato Grosso fez e está fazendo muito, como parceria com o Hospital Santa Helena... abrimos novos hospitais em municípios como Sinop e Alta Floresta. Ao contrário do que falam, abrimos hospitais”, afiançou o governador. Ele lembrou ainda parcerias do Estado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para construção do novo Hospital Universitário Júlio Muller, na Avenida Palmiro Paes de Barros – saída para Santo Antônio de Leverger, além de expansão da Universidade Estadual (Unemat) e ampliação de cursos de medicina em cidades como Sinop e Rondonópolis.
 
Silval rebateu as críticas sobre o desempenho do seu governo em  obras fundamentais, como a ampliação do Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande. Ele ponderou que estão sob a tutela da Infraero e das empreiteiras contratadas para execução das obras. Quanto ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o governador citou que recebeu previsão recente sobre possibilidade de entrega em dezembro de 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet