Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

BATALHA PELO VOTO

Disputa pela Câmara Federal tende a ter baixa renovação por MT; veja mais cotados

Foto: Mayke Toscano / Assessoria

Fábio Garcia lidera corrida  com 3,5% das intenções de votos para deputado federal por Mato Grosso

Fábio Garcia lidera corrida com 3,5% das intenções de votos para deputado federal por Mato Grosso

Num momento decisivo do pleito, a disputa pelas oito vagas de Mato Grosso para a Câmara dos Deputados chega ao ápice com pelo menos duas dezenas de candidatos em condições de se eleger. Os atuais deputados federais que buscam a reeleição levam vantagem sobre os novatos, mas é prematura apontar os possíveis eleitos.

 
Basta avaliar a pesquisa do Instituto KGM divulgada nesta quarta-feira (01/09), onde o ex-secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia (PSB), aparece em primeiro lugar, com 3,5% das intenções de votos. De família tradicional na política, ele é neto do ex-governador José Garcia Neto (in memorian).
 Na segunda colocação, aparece o deputado federal  Nilson Leitão, presidente estadual do PSDB, com 3,4%, que busca a reeleição. No terceiro posto, vem o   ex-prefeito Adilton Sachetti (PSB), de Rondonópolis,  com 2,6%, que entrou na disputa há poucas semanas,  em substituição ao ex-governador Rogério Salles (PSDB), candidato ao Senado.
 
Decano da vida pública, o ex-goverandor e deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB, também na luta pela reeleição, possui 2,5% das citações do eleitorado. Em quinto lugar, aparece o atual deputado estadual Hermínio Jota Barreto (PR), com 2%; e, em sexto, o deputado estadual  Ezequiel Ângelo Fonseca (PP), com 1,7%.
 
Na sétima posição, a surpresa: o Procurador Mauro Lara (Psol), é o preferido por 1,6% dos eleitores mato-grossenses. Mauro Lara tem know-how na busca pelo voto, pois já disputou eleições anteriores governador de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá. E o Psol crê que possui  totais condições de assegurar quociente e  eleger um parlamentar, pela primeira vez, na história.
 
E, em oitavo lugar nas citações dos eleitores para a Câmara Federal, aparece o deputado federal Ságuas Moraes (PT), que também busca  à reeleição, com 1,5%.
 
Na seqüência, vêm o pastor Vitório Galli (PMDB) e Túlio Fontes (PSB), ex-prefeito de Cáceres, empatados com 1,3%. O atual vice-governador Chico Daltro (PSD) está com 0,8%.
 
Nestas eleições, 113 candidatos solicitaram registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e somente 94 foram classificados como ‘aptos’ a disputar as oito vagas disponíveis para deputado federal.
 
Metodologia

O instituto KGM ouviu 1.100 pessoas entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa dizer que se o levantamento for feito 100 vezes, em 95 delas os resultados vão estar dentro do limite da margem de erro.
 
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob nº 119/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 906/2014.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet