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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Eleição teve 88 pesquisas em Mato Grosso a custo de R$ 1.7 milhão

De acordo com o que fora informado ao TSE, todos os trabalhos, somados, tiveram custo de R$ 1.7 milhão.

Foto: Imagem ilustrativa

Eleição teve 88 pesquisas em Mato Grosso a custo de R$ 1.7 milhão
A disputa deste ano para os cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente, em Mato Grosso, foi mapeada por 88 pesquisas de intenção de votos, entre os dias 1º de janeiro e 4 de outubro, segundo os dados que constam do Sistema de Registro de Pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 
As empresas que fizeram os levantamentos foram o Ibope, Gazeta Dados, Mark, Vox Opinião, Voice, Vetor, Acces, Segmenta Pesquisas, KGM, ICPM e EPP. De acordo com o que fora informado ao TSE, todos os trabalhos, somados, tiveram custo de R$ 1.7 milhão.

Cinco pesquisas estão registradas para divulgação até o dia da eleição
 
Quem mais perguntou aos eleitores foi a Mark, que foi a campo 36 vezes no ano. Em parceria com sites de notícias, o instituto apontou gastos de R$ 680 mil entre janeiro e outubro – média de R$ 18.8 mil cada pesquisa.
 
A EPP Empresa de Consultoria e Marketing apurou intenções de votos 13 vezes, sendo que em 12 a informação repassada ao TSE foi de custeio próprio, a R$ 7 mil cada. A outra fora contratada pelo fazendeiro Osmar Alves de Queiroz, por R$ 8mil.
 
A KGM mandou os entrevistadores à rua em nove oportunidades, sob orçamento de R$ 98,5 mil. Hiper Notícias contratou seis pesquisas, TV Pantanal, duas e, Correio da Cidade, uma. A Acces pesquisou seis vezes neste pleito, com dispêndio total de R$ 65 mil e, segundo a empresa, com recursos próprios.
 
A Gazeta Dados foi a campo quatro vezes, sempre a pedido do jornal A Gazeta, com custo global de R$ 118 mil. A Vox Opinião também fez quatro pesquisas, todas sob encomenda do Diário de Cuiabá, com preço total de R$ 182 mil.
 
A Voice e a Segmenta também mapearam as intenções de votos quatro vezes cada. A primeira relatou custo de R$ 80 mil ao todo e, a segunda, de R$ 91 mil. A Voice informou ao TSE que um dos levantamentos foi custeado pela AM1 Comunicação e os outros três por conta própria. A situação se repetiu na Segmenta, encomendada por R$ 35 mil.
 
O Ibope pesquisou três vezes nesta eleição, para os cargos de presidente, governador e senador. A TV Centro América encomendou todos os levantamentos, com valor de R$ 54 mil cada.
 
O instituto Vetor realizou duas pesquisas sob a encomenda do candidato a governador Pedro Taques. (PDT). Ele pagou R$ 60 mil cada uma. E a ICPM Pesquisas fez um único levantamento, contratada por Osmar Alves de Queiroz, pelo valor de R$ 4mil.
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