Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Centro de Eventos

Pedro Taques promete foco na saúde e pacto entre os poderes

05 Out 2014 - 16:55

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda, Lucas Bólico, Raoni Ricci e Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira

Pedro Taques promete foco na saúde e pacto entre os poderes
Pedro Taques (PDT) é o novo governador do estado de Mato Grosso. Com 100% das urnas apuradas, o senador pedetista conquistou 833.788 mil votos, 57,25% dos votos válidos, garantindo a vitória no 1º turno. O petista Lúdio Cabral ficou em segundo lugar, com 32,45%, alcançando 472.507 mil votos. Janete Riva (PSD) obteve apenas 144.440 mil votos, ficando na terceira colocação, 9,92% dos votos válidos. José Roberto (Psol) ficou em último lugar, com 0,38% dos votos. Os votos de José Muvuca (PHS) não foram computados.

 
O resultado mantém a tradição das eleições no estado. Nunca houve 2º turno em Mato Grosso. Nos últimos dias, uma ‘chuva’ de pesquisas eleitorais confundiram o cenário real do pleito. Ainda na manhã de hoje (05), nem mesmo o candidato vitorioso arriscou cravar uma vitória no 1º turno. “Estou preparado para disputar quantos turnos forem precisos”, disse Taques ao chegar para votar no ginásio Aecim Tocantins, obra do ex-governador e colega de Senado, Blairo Maggi (PR).
 
Mas não foi preciso. O pedetista garantiu a vitória no 1º turno sendo escolhido por mais de 830 mil leitores que compraram a ideia de mudança proposta por Taques e seu grupo político. O pedetista se elege sob a mesma expectativa em que foi eleito Blairo Maggi em 2002, de ruptura com o sistema que hoje predomina na política local e nacional. Uma grande responsabilidade nas mãos de um único homem público.
 
Ao chegar ao Centro de Eventos do Pantanal, Taques falou com os jornalistas na mais concorrida coletiva de imprensa da eleição.Sério, o governador eleito comentou que o gosto da vitória é de 'alegria'. "O gostinho é de quem tem as melhores propostas, o gosto da alegria, de quem faz política de forma séria. A expectativa é de poder cumprir todos os compromissos que foram assumidos com o povo de Mato Grosso nestas eleições", discursou. 

Taques avisou que já recebeu na noite de hoje (05) um telefonema do governador Silval Barbosa (PMDB), que se colocou a disposição para iniciar a transição dos governos. "Existe uma lei que rege a transição, mas nós vamos iniciar o processo amanhã para implentar de fato a transição para uma nova forma de administrar Mato Grosso. Ainda não estamos pensando em secretariado, mas devemos fazer isso já a partir desta segunda-feira (06). 
 
A carreira na política é meteórica. Taques deixou um cargo vitalício e promissor como procurador da República para se aventurar na eleição de 2010, quando duas vagas ao Senado estavam em jogo. A imagem do homem da Justiça, de bem, que tinha no currículo a participação fundamental na prisão do temido bicheiro João Arcanjo Ribeiro, conquistou o eleitorado mato-grossense pela primeira vez. O pedetista surpreendeu a todos naquele ano ao desbancar nomes como Antero Paes de Barros e Carlos Abicalil. Foram mais de 700 mil votos.
 
Quase 4 anos depois, na metade do seu mandato, o pedetista disputou uma das mais duras campanhas eleitorais dos últimos tempos, marcada por baixarias, ataques e poucas propostas concretas de mudança. Durante o pleito, Taques, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, foi o alvo principal de adversário implacáveis como Lúdio, José Riva (PSD) e José Muvuca (PHS). A batalha com o petista foi até o último dia. Com Riva e Muvuca acabou um pouco mais cedo, em função do indeferimento dos registros de candidaturas em todas as instâncias da Justiça Eleitoral. Riva foi substituído por Janete. Muvuca agonizou até hoje.
 
Perfil

Pedro Taques nasceu em 15 de março de 1968, em Cuiabá, Mato Grosso. Ele é filho Eda Gonçalves Taques e Alinor Teixeira Taques, que são pequeno agricultor rural e professora aposentada, respectivamente. Casado com Samira Martins, advogada trabalhista, e pai de Renata, 16 anos.
 
Formado em direito pela Faculdade de Taubaté (SP). Foi Procurador da República por 15 anos. Em 2010, pediu exoneração do cargo vitalício para ser candidato a senador da República. Foi eleito com 708.440 votos.
 
Em três anos consecutivos de mandato foi avaliado como um dos melhores senadores do Brasil, teve os projetos avaliados como 100% relevantes pelo Portal Transparência Brasil, esteve à frente de grandes debates como reforma do Código Penal e a Comissão de Segurança Pública do Senado.

Confira abaixo a cobertura em tempo real:

19h43 - Pedro Taques também prometeu fazer uma gestão com foco na saúde e pretende fechar um pacto com os poderes para não ter de fazer repasses extras por excesso de arrecadação.

19h42 - O governador eleito Pedro Taques afirmou que já recebeu uma ligação do governador Silval Barbosa (PMDB), que se comprometeu a colaborar na transição da gestão. Quanto ao segundo turno presidencial, o pedetista afirma que Dilma tem um lado em Mato Grosso, que não é o lado dele.

19h35 - Taques conseguiu falar muito pouco até agora, tamanha é a comemoração. Ele apenas vonseguiu reafirmar seu compromisso com a população por mudança.

19h30 - Pedro Taques chegou acompanhado do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), da esposa, Samira Martins, e do candidato a deputado federal Fábio Garcia (PSB). Cercado por muita gente, Taques enfrenta dificuldades para entrar no Centro de Eventos do Pantanal. 

19h27 - Na sequência chegou Eraí Maggi (PP), um dos maiores doadores de campanha de Pedro Taques. Ele afirma que todo Mato Grosso será beneficiado pela gestão do novo governador, do mais pobre ao mais rico. O produtor de soja ainda negou que tenha declarado que Taques estava "dominado", conforma dizia um áudio vazado nas últimas semanas de campanha.

19h23 - O vice-governdor Carlos Fávaro (PP) acaba de chegar ao Centro de Eventos do Pantanal e foi cumprimentado pelo assessor jurídico da coligação "Coragem e Atitude pra Mudar", Paulo Zamar Taques. 

19h05 - O candidato Lúdio Cabral (PT) também já está vindo para o Centro de Eventos do Pantanal.

18h46 - Com o fim da apuração chegando, os assessores ligados ao candidato Pedro Taques não conseguem esconder o entusiasmo, enquanto os de Lúdio Cabral e Janete Riva estão visivelmente abatidos. A apuração revela que a eleição se encaminha para acabar no primeiro turno. 

18h41 - A informação extraoficial que circula pelos bastidores do Centro de Eventos do Pantanal é a de que o candidato Pedro Taques (PDT) já estaria se encaminhando ao local da apuração. Com mais da metade das urnas apuradas, o pedetista tem chances reais de vencer no primeiro turno.

18h23 - O deputado federal Valtenir Pereira (PROS), que tenta a reeleição, aparenta nervosismo enquanto espera a apuração dos votos. “Foi uma campanha difícil, campanha franciscana, nos concentramos na Baixada Cuiabana. Apesar de termos ações nos 141 municípios que impactaram na vida da população, não conseguimos levar isso ao conhecimento de todos eles, mas eu faço um balança positivo. Ainda não podemos fazer nenhuma previsão porque não sabemos de onde são as urnas que estão sendo abertas”, declarou. 

18h10 - O procurador regional eleitoral, Douglas Fernandes, fez uma avaliação positiva da sua atuação nestas eleições. Ele avalia que houveram fases da atuação do MPE. A primeira em que houve uma preocupação com o registro dos candidatos, depois houve a fase da propaganda eleitoral. O dia da votação, na sequência, em que a preocupação é a compra de votos e posteriormente à prestação de contas. “Vamos analisar e investigar toda e qualquer tipo de fraude, não vamos deixar nada passar”, assegurou.

17h58 - O juiz Alberto Pampado Neto, auxiliar de propaganda do TRE, afirmou ter cerca de 15 casos de suspeita de compra de votos, os quais estão sendo investigados pela Polícia Federal. “Mesmo depois de encerrada eleição e, se eleito, diplomado e empossado, ainda assim, se a investigação da Polícia Federal concluir que houve compra de votos, o candidato pode ser cassado”, asseverou.

17h54 - Coordenador jurídico da coligação Coragem e Atitude Para Mudar, advogado Paulo Taques, avaliou que o dia da eleição foi absolutamente tranquilo e afirmou que pelo visto nas ruas durante a participação em caravanas do candidato Pedro Taques (PDT), seu cliente irá vencer no primeiro turno.

O advogado negou estudar, neste momento, qualquer ação relacionada a eleição. Porém, afirmou ter recebido denúncias não oficiais de que cabos eleitorais da candidato Janete Rivas (PSD) e Janaína Riva (PSD) estavam oferecendo tíquetes de combustível em troca de voto. 

17h40 -  A corregedora do TRE, desembargadora Maria Helena Póvoas, afirmou que ainda não existe um balanço final das ocorrências, mas destacou que a totalização dos votos vai transcorrer de forma tranquila. Em Cuiabá, por exemplo, os boletins de urna já estão no Centro de Eventos mesmo antes das urnas chegarem.

Questionada sobre o vídeo que expôs a atuação da juíza Ana Cristina Mendes, devido a uma suposta ligação com a família Riva, a desembargadora reafirmou que o autor já foi desvendado, porém, como foi um ataque de ordem pessoal, o nome não será divulgado.

17h30 - O coordenador do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante, mais conhecido como “Ceará”, comemorou a oferta de novas ferramentas para a população poder fiscalizar o processo eleitoral, como o Pardal, um aplicativo para celular, e avaliou que a eleição transcorreu de forma tranquila.
 
Segundo ele, o MCCE, nesta eleição, recebeu uma “meia dúzia de denúncias irrelevantes”. O eleitor, com um celular na mão conseguiu denunciar crimes diretamente à Justiça Eleitoral. Por outro lado, Ceará condenou a quantidade de empresas financiando candidatos e informou que no próximo ano o MCCE vai apresentar o projeto de iniciativa popular de eleições limpas, com a proposta de promover uma reforma no sistema político.

17h14 - Há quatro minutos chegaram as primeiras urnas, da 39º Zona Eleitoral, da Escola Maria Tomick, do Bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

Ao contrário de anos anteriores, só entram pessoas devidamente credenciadas no local da apuração. Autoridades já foram barradas por estarem sem o crachá, que é autenticado com um código de barras.

17h07 - O mandato da atual diretoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) termina em abril de 2015, mas, ao contrário do que se espera, a desembargadora Maria Helena Póvoas, vice-presidente e corregedora, disse que não sabe ser irá substituir o atual presidente, desembargador Juvenal Pereira Silva. Nos mandatos anteriores, o vice-presidente historicamente sucedeu o presidente, na corte eleitoral.  



Maria Helena Povoas demonstrou comedimento ao avaliar a sucessão interna na Justiça Eleitoral. Se quiser, Juvenal Pereira pode disputar a reeleição, mas até o momento não se manifestou.  “Quando chegar a hora, vamos ver como fica”, despistou Maria Helena, pouco após chegar no Centro de Eventos do Pantanal, para acompanhar a totalização dos votos do pleito de Mato Grosso.

17h02 - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Juvenal Pereira, já está presente no Centro de Eventos. Ele afirmou que as eleições correram tranquilas em todo o Mato Grosso. De acordo com ele, apenas pequenas ocorrências foram registradas, sendo que cinco candidatos e 40 eleitores foram detidos. Entre os mais conhecidos, o deputado estadual Baiano Filho (PMDB), conforme o Olhar Direto já havia divulgado, e o ex-secretário de Agricultura Familiar e ex-presidente da AMM Meraldo Sá (PSD).

Enquanto o primeiro foi levado para prestar esclarecimentos por suposta tentativa de aliciar eleitores, o segundo foi detido por desacato ao mesário de sua seção de votação. Meraldo teria ficado irritado por seu título estar bloqueado devido a pendencias com votações anteriores.

Além das ocorrências, 57 urnas precisaram ser trocadas, menos de um por cento das 6748. Nenhuma urna de lona precisou ser utilizada. “Tudo correu bem. Espero que a apuração termina antes das 21 horas”, afirmou o desembargador.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet