Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

mais 4 anos de PT

MT escolhe Aécio, mas Dilma se reelege com vitória estratégica em Minas e peso do Nordeste

Foto: O Globo

MT escolhe Aécio, mas Dilma se reelege com vitória estratégica em Minas e peso do Nordeste
Se dependesse do eleitorado mato-grossense, o ciclo de governos consecutivos do PT se encerraria em 31 de dezembro deste ano e o Brasil assistiria a passagem da faixa presidencial para Aécio Neves (PSDB). Mas a maioria dos eleitores do país optou por dar a reeleição para Dilma Rousseff (PT), que venceu com a força decisiva dos votos da região Nordeste e o sufrágio do eleitorado mineiro, estado com o segundo maior colégio eleitoral do Brasil e berço político do candidato tucano.

 
Com 100% das urnas de Mato Grosso totalizadas, Aécio Neves alcançou a preferência de 54,67% contra 45,33% alcançados por Dilma Rousseff. Além de MT, Aécio conseguiu uma vitória robusta em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, Estado em que alcançou 64,31% dos votos contra 35,69% de Dilma.
 
Além de vencer no segundo maior colégio eleitoral, Dilma também venceu no terceiro, o Rio de Janeiro. Naquele Estado, a petista alcançou 54,94% contra 45,06% de Aécio. Em Minas, o resultado ficou em 52,41% a 47,59%.
 
Outro Estado em que o atual governo conseguiu uma importante vitória foi Pernambuco, terra de Eduardo Campos (PSB), candidato que faleceu durante a campanha e teve seu posto assumido por Marina Silva (PSB). No primeiro turno, Silva foi a mais votada naquele colégio eleitoral e tanto ela quanto a família de Eduardo Campos declararam apoio a Aécio Neves, mas mesmo assim Dilma fechou as urnas com 70,20% dos votos contra 29,80% de Aécio Neves.
 
Diálogo e mudanças
 
Em seu discurso da vitória, a presidente negou que o país tenha se dividido nesta eleição, apesar do acirramento da disputa. De acordo com ela, uma eleição apertada como esta foi pode garantir mais mudanças do que uma vitória com ampla vantagem.
  
A presidente ainda se propôs a conversar com todos os setores da sociedade para melhar a gestão. “Essa presidente está disposta ao diálogo e esse é o meu primeiro compromisso após a vitória: o diálogo”, enfatizou em sua fala. ela ainda agradeceu  todos seus aliados políticos, com ênfase para o ex-presidente Lula (PT) e seu vice Michel Temer (PMDB).

Atualizada às 20h06 e às 20h49.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet