Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

QUENTE OU FRIO?

Riva bate o pé e quer CPI da Bom Futuro interrogando Eraí Maggi

Foto: Assessoria

Riva bate o pé e quer CPI da Bom Futuro interrogando Eraí Maggi
Autor do pedido que originou a CPI da Bom Futuro, o deputado estadual José Riva (PSD) não vai abrir mão de ver o empresário Eraí Maggi (PP) prestando depoimento na investigação iniciada pela Assembleia Legislativa (AL). O relator da comissão, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), foi contra a convocação do “Rei de Soja” e a decisão final ficou para a próxima terça-feira (25).


Leia mais:
Riva acata pedido de Emanuel e CPI analisa na semana que vem convocação de Erai
 
Hoje (19), em entrevista ao programa Tribuna CBN, do Grupo Gazeta de Comunicação, o presidente da AL reafirmou o seu desejo e justificou alertando que a ausência do empresário é que pode prejudicá-lo no processo.  
 
“O depoimento do Eraí Maggi é importante para o contraditório, para a defesa, para não ficarmos ouvindo um lado só. Não podemos execrar a pessoa, então ele [Eraí Maggi] tem o direito de ir lá, explicar o seu lado. Se o Eraí não for, o prejuízo é para ele e não para a CPI, pois temos dados suficientes para a investigação”, argumentou Riva.
 
Ontem (18), quando a CPI analisava os requerimentos, Emanuel Pinheiro teorizou que ouvir Eraí, sócio fundador da investigada Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), já no início dos trabalhos, era a confirmação de que a investigação está direcionada para atingir o progressista, um dos principais investidores da campanha do governador eleito Pedro Taques (PDT).
 
As denúncias contra a Cooamat foram feitas por Riva ainda durante a campanha eleitoral. Ele reuniu documentos e afirma ter provas fartas de que a cooperativa fraudava e simulava negócios. O esquema pode ter causado um prejuízo de mais de R$ 500 milhões. Segundo Riva, a investigação vai beneficiar o Estado, que em caso de ter as denúncias confirmadas, pode incrementar a receita acabando com a sonegação dos impostos.
 
“Queremos após a conclusão da CPI, encaminhar o relatório como sugestão ao Governo do Estado, Ministério Público, para que sejam tomadas medidas para evitar a sonegação. Me preocupei em iniciar a investigação antes, buscar informações, entreguei um calhamaço de papel que colhi na Sefaz. Foi uma luta danada para instalar essa CPI, ontem mesmo abri mão de votar o requerimento de convocação do Eraí no momento até em função de estar em minoria, mas tenho certeza que essa investigação é uma grande contribuição com Mato Grosso”, garantiu.
 
O parlamentar afirmou que não quer carimbar a investigação de “CPI do Eraí”, “CPI da Bom Futuro”, “CPI da Cooamat”, pois o procedimento tem o objetivo de ordenar a questão das cooperativas, até para o cumprimento da lei federal que exige que se possui uma empresa no ramo de atividade, não se pode abrir cooperativa no ramo, devido a ser uma forma de burlar o fisco.  
 
“Fui um dos primeiros a conhecer o Eraí Maggi, a primeira propriedade que ele comprou em Mato Grosso foi eu quem vendi, em Juara, em 1980. Essa questão precisa ser encarada como um todo, é necessário fazer esse trabalho, porque um dos grandes problemas do Estado é o seu perfil econômico. Temos que investigar isso, existem muitas cooperativas regulares, com atividade correta, mas outras existem para pagar menos impostos”, explicou.
 
Com a CPI, a investigação será realizada e o objetivo é gerar resultados para o Estado, de acordo com Riva. “Essa CPI pode estabelecer um marco, separar o joio do trigo. Por isso, temos que fazer um levantamento minucioso, pois independente de CPI, a situação hoje está deflagrada, as denuncias por si só já são o avanço, e esse procedimento instalado na Assembleia Legislativa é uma forma dos deputados aprimorarem a legislação, ver o que se pode fazer para inibir a abertura de cooperativas fraudulentas, que causam prejuízo ao Estado”, argumentou.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet