Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NOVO FORMATO

Combate ao analfabetismo, investimentos em capacitação continuada e resgate das famílias são estratégias de Taques para educação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Combate ao analfabetismo, investimentos em capacitação continuada e resgate das famílias são estratégias de Taques para educação
Embora a verba orçada pelo governo de Mato Grosso para construir escolas, realizar reformas estruturais nos prédios e comprar equipamentos escolares teoricamente tenha caído quase 30% na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015, o futuro secretário de Estado de Educação (Seduc), Permínio Pinto (PSDB), afirmou que o governador eleito José Pedro Taques (PDT) está determinado a ampliar investimentos na capacitação continuada, reduzir o analfabetismo e resgatar a família.   


Leia também:
Após indicação de Janete para TCE, Zé Domingos assume confronto pela vaga e deputados se reúnem
 
Após ser anunciado para comandar a pasta com a maior gama de problemas no Estado, Permínio admitiu para a vergonha de Mato Grosso ter quase 8% de analfabetos e ser o 25º no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). “É um quadro lastimável. Sem dúvida, um desafio a ser enfrentado com o máximo de empenho e vontade de acertar”, observou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O novo titular da Seduc argumentou que, na reformulação da LOA para 2015, estarão previstas algumas sugestões de Pedro Taques, embora a responsabilidade legal seja do governador Silval Barbosa (PMDB). O governador eleito retirou a LOA da Assembleia, em comum acordo com os atuais deputados, para promover alterações pontuais.
 
“Vamos investir em capacitação continuada dos professores e servidores. Contudo, é inegável que um dos principais passos, obrigatoriamente, é o ‘resgate’ das famílias para o seio da comunidade escolar. Se a participação da família, o êxito torna-se extremamente difícil”, justificou Permínio Pinto.
 
A verbas para investimento destinam-se a bens estruturais e permanentes, como construções, ampliações, obras estruturais e a compra de equipamentos que durem pelo menos dois anos, como computadores e carteiras. Além disso, também asseguram o planejamento de obras públicas no setor e a realização de programas especiais de trabalho.
 
Pedro Taques destacou a missão de retomar  a construção de escolas atrativas, nos municípios. “Em nosso governo, nenhum mato-grossense ficará para trás. Temos grandes desafios para melhorar a educação, com eficiência e honestidade. Faremos fortes investimentos em educação. Vamos honrar a esperança de mais educação para Mato Grosso”, afirmou Taques.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet