Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NOVA NOMENCLATURA

Para controlar com 'mão-de-ferro', Taques cria gabinetes estratégicos com status de secretaria

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Para controlar com 'mão-de-ferro', Taques cria gabinetes estratégicos com status de secretaria
Gabinete de Desenvolvimento Regional, Gabinete de Projetos Estratégicos, Gabinete do governador, Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção e Gabinete de Comunicação são secretarias recém criadas e controladas diretamente pelo governador eleito José Pedro Taques (PDT).


Leia também:
Silval tende a ficar com vaga aberta no TCE e Taques passa a acompanhar o caso
 
Embora a equipe de transição tenha se “descabelado” para reduzir o número de secretarias de Estado de 23 para 15 ou 16, Taques não pensou duas vezes em criar cargos de secretários de Estado, mas cujas pastas tenham seu comando orçamentário, administrativo e financeiro. Os gabinetes são controlados diretamente do salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás.
 
"É uma forma de desburocratizar o Estado, porque as medidas fluem com maior agilidade e quem ganha é o contribuinte", explicou Taques, de forma suscinta, para a reportagem do Olhar Direto. A criação de gabinetes é uma nova modalidade de gestão, em Mato Grosso, já utilizada em outros estados, como Pernambuco, por exemplo. A diferença do gabinete para a Secretaria de Estado é a dotação orçamentária.
 
Na Secretaria de Estado, o titular da pasta tem a dotação e a caneta. No Gabinete, mesmo que haja dotação, tudo passa pela ‘canetada’ do chefe do Poder Executivo para se efetivar com execução orçamentária.  É similar à Secretaria Extraordinária.
 
Nos gabinetes, todos os titulares terão status e salário de secretários de Estado – hoje em torno de R$ 16,82  mil, fora a liturgia do cargo, como motorista, assessores, diárias polpudas e outras benesses.
 
O primeiro a ser anunciado por Pedro Taques como secretário de gabinete foi o jornalista Jean Campos e a última foi a  economista e blogueira Adriana Vandoni. A partir de 2015, Jean comanda a Comunicação (Secom), enquanto Adriana será a titular do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção  (Ouvidoria).
 
Também estão no mesmo patamar os secretários Gustavo de Oliveira (Projetos Estratégicos), José Arlindo de Oliveira (Gabinete de Governo) e Eduardo Moura (Desenvolvimento Regional e Articulação). É possível, segundo Pedro Taques, que mais gabinetes integrados sejam criados no staff, em 2015, dependendo da necessidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet