Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de março de 2020

Notícias / Política MT

Governo de Mato Grosso vai divulgar salários dos servidores no Portal da Transparência

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

12 Jan 2015 - 12:26

Foto: José Luiz Medeiros/Secom-MT

Adriana Vandoni prepara um modelo de fácil entendimento a qualquer cidadão, para o Portal Transparência

Adriana Vandoni prepara um modelo de fácil entendimento a qualquer cidadão, para o Portal Transparência

A Secretaria Extraordinária de Transparência e Combate à Corrupção passa a  divulgar, dentro de poucos dias, no Portal da Transparência de Mato Grosso (www.transparencia.mt.gov.br), o valor  da remuneração e subsídio dos servidores públicos civis e militares, além de outros empregados e prestadores de serviços do Governo de Mato Grosso. A forma de divulgação atende a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011) e deve seguir  os parâmetros  determinados pelo governador José Pedro Taques (PDT).

Leia também:
Adriana Vandoni irá fiscalizar secretarias de Taques em gabinete de combate à corrupção
 
 “Os dados relativos aos salários atualizados de servidores e secretários será divulgado ainda essa semana à imprensa e toda a população. Nesse momento estamos reunindo os dados, já que ainda estamos na fase de exonerações e nomeações”, afirmou a secretária Adriana Vandoni, de Transparência.
 
“A nossa preocupação é fazer com que os dados sejam informados de forma 'traduzida', para todo cidadão consiga entender o que foi divulgado”, argumentou ela, numa alfinetada indireta ao atual Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan), quase impossível de ser compreendido por pessoas que não tenham amplo domínio de tecnologia.
 
Pelo projeto da Secretaria de Transparência,   os dados dos servidores e militares da Administração Direta ficarão  disponíveis em planilhas para consulta. O sistema permitirá  o download das planilhas. As informações sobre a remuneração dos servidores de fundações e autarquias estarão disponíveis por cinco anos. Depois, passarão  a ser divulgadas as verbas remuneratórias dos secretários de Estado, adjuntos, diretores de órgãos e  empregados da administração indireta, também  em seus sites institucionais.
 
 No  primeiro momento, serão divulgadas as remunerações dos servidores que estão na ativa. Adriana segue ordens de Pedro Taques, que determina o acesso à informação da remuneração e subsídio percebidos por ocupante de cargo público. Taques deve baixar   decreto com a adequação dos mecanismos internos às normas autoaplicáveis da Lei de Acesso à Informação, para que todos os cidadãos tenham  direito de acesso à informação dos órgãos e as entidades do Poder Executivo estadual de maneira objetiva, ágil, de forma transparente.
 
Caso cumpra a promessa de campanha, a Secretaria Extraordinária de Transparência atualizará os dados no Portal até o último dia útil de cada mês. Em remuneração bruta, consta a remuneração básica bruta, abate teto e decisão judicial, quando houver. Fazem parte da remuneração eventual, valores como férias, 13º salário, Prêmio de Produtividade, verba indenizatória  e outros. As deduções obrigatórias incluem Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e contribuição previdenciária.

36 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • gersenita ferreira duarte
    28 Jul 2018 às 22:16

    quanto e meu pagamento. proximo mes

  • Iria de Fátima Magalhães Oliveira
    09 Jun 2017 às 10:54

    Eu tinha que receber meu décimo terceiro salário, e não recebi. Porque não recebi e quando vou receber.

  • pedro
    14 Jan 2015 às 09:00

    Ok.....brigou pelo poder a vida inteira.....E agora ???? Correu, brigou, lutou pelo poder, mas não se preparou para exercê-lo, não houve planejamento...E agora Vandoni ?

  • CUIABANO BOCOIÓ
    13 Jan 2015 às 20:21

    KKKKKKKKKK PONTE SERGIO MOTTA FOI PRA ACABAR KKKKKKKKKKK ACESSEM O SITE DA SAD QUE ESTARA A MUITOS E MUITOS ANOS ESSA INFORMAÇÃO.. ACESSEM O TJ QUE ESTA LAH A MUITOS E MUITOS ANOS ESSA INFORMAÇÃO... TADINHA DA VANDONI... AGORINHA VAI FALAR QUE ESTAO CONSTRU7INDO UM AEROPORTO EM VARZEA GRANDE QUE CHAMARA MARECHAL RONDON

  • Martha
    13 Jan 2015 às 19:34

    Esses dados realmente já são disponibilizafos o que falta é atualizar - nov e dez - Na vdd precisam ser divulgadas as diarias, adiantamentos, indenizações de férias, licença prêmio, tudo que um servidor recebeu dos cofres públicos. ..ou seja deveria ampliar a transparência.

  • Tabata
    13 Jan 2015 às 08:46

    Gente, isso já existe!!! e na minha opinião não é a remuneração do servidor que deveria ser divulgado e sim as diárias. A remuneração é direito do servidor que trabalhou o mês todo, já as diárias......

  • só jesus na causa
    12 Jan 2015 às 22:15

    Absurdo. Dar um cargo DGA1 de 15 mil reais para fazer o que se tem há anos. Só acessar o site transparencia do governo do estado. Esse cargo p vandoni está me cheirando é oitra coisa.... Conta outra Dr. Pedro....

  • Ana Julia
    12 Jan 2015 às 21:53

    Esse governo já começou prejudicando os servidores de carreira primeiro tirando o aumento salarial suspendendo Plano de carreira por um ano e agora querendo mudar o horário. Pode ter certeza que esse so governa por 4 anos...

  • Bob
    12 Jan 2015 às 21:13

    Ok, Adriana Vandoni, você está divulgando que vai fazer algo que já é feito há anos. Que tal fazer algo novo? Passou de pedra pra vidraça, agora eu quero ver.

  • antonio carlos
    12 Jan 2015 às 19:24

    Os deslumbres do poder e a vaidade afetam a autocrítica. Não fosse somente o carro à disposição, vem esse senhora (madame Vandoni, como foi chamada na novela Plumas e Paetês), inventar a roda. Se transformará em breve no Eliot Ness, aquele delegado que perseguia Capone. Alçada, não se sabe como, a guardiã contra a corrupção, conseguirá ela dar conta do serviço? Sua vasta experiência na administração pública diz que sim, kkkk! Aguardemos os próximos lances desse jogo de pernas de pau. E o carro? Ainda está sendo usado??

Sitevip Internet