Olhar Direto

Notícias / Política MT

Janaina Riva quer criar ‘lista suja’ para empreiteiras que não cumprem contratos

Da Redação - Raoni Ricci

19 Jan 2015 - 11:42

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Janaina Riva quer criar ‘lista suja’ para empreiteiras que não cumprem contratos
Única mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT), a deputada estadual Janaína Riva (PSD) defende a criação de uma espécie de lista suja das empreiteiras que não cumprem contratos, entregando obras de má qualidade. Segunda mais bem votada com 48.171 votos na eleição de 2014, a social democrata promete apresentar um projeto de lei nos primeiros dias de trabalho para enquadrar essas empresas.

Leia mais
Secretário avisa que obras do VLT devem ser retomadas apenas em abril
 
“O problema maior é a falta de uma legislação mais severa que realmente puna essas empresas. É inadmissível que obras continuem sendo mal executadas, estradas novas desmoronem e o estado volte a contratar quem executou”, enfatizou a parlamentar.
 
A ideia de Janaína Riva é que o Estado promova um levantamento que aponte as empreiteiras e construtoras que têm demonstrado falta de compromisso e competência para executar obras em todo o estado.
 
A iniciativa da parlamentar via de encontro ao momento vivido pelos moradores de Cuiabá e Várzea Grande, cidades que receberam grandes obras para a Copa do Mundo de 2014, porém hoje convivem com problemas crônicos devido a falta de qualidade dos empreendimentos e até mesmo abandono.
 
Janaina e os demais deputados eleitos tomam posse no dia primeiro de Fevereiro, às 9 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo ao prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

51 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • MORALIDADE?????!!! ÉTICA??!!!
    21 Jan 2015 às 11:42

    Essa sra esposa daquele ex presidente da Câmara de vereadores e filha do ex dep Riva deve estar de brincadeira, não??!! Como pode falar em moralidade???????!!!!!!!! E será que tem gente que acredita nisso msm???!!! Ahhhh... menos né, beeeemmm menoss!!

  • Tokanguira
    20 Jan 2015 às 09:42

    Pessoal voltei, digo...penso que estou voltando! O comentario que estava rolando ontem, no bar da fofoca, era o seguinte: Descobriram para que vai servir a lista de Empresas sujas " SUJAR AS LIMPAS" qué, qué,qué,quéééééé´!

  • Super fã
    20 Jan 2015 às 09:16

    Vamos falar verdade, ela é muito gata!

  • Diego
    20 Jan 2015 às 09:14

    Mais importante do que uma lista suja, que penaliza o mau comportamento, é uma mudança de postura das pessoas. No Brasil é generalizada a noção de que se punir as más condutas elas diminuem. Não é o que ocorre na prática. Com todo esse sistema punitivo a criminalidade no Brasil só aumentou nos últimos anos. É necessário, além da punição aos que cometem delitos a bonificação de quem age eticamente e de acordo com as leis. Nesse caso específico, uma empresa que esteja supostamente numa lista negra pode participar das contratações por meio de outras, criadas por laranjas ou sendo subcontratadas (quando a subcontratação não for vedada). No fim a punição se torna inócua e gera apenas mais custos para o Estado uma vez que ao se aumentar a dificuldade aumenta-se o custo (político) para se ganhar uma licitação. Se, por outro lado, criarmos uma lista limpa, ou melhor lista de excelência, que mede não somente se os serviços/produtos contratados estão de acordo com a lei mas também a qualidade dos mesmos frente ao que há de disponível no mercado privado, e, por meio dessa lista atribuir uma pontuação ou um tipo de pontuação às empresas que melhor entregarem o que se comprometeram a entregar. Dessa forma, manter um bom nome por meio de condutas lícitas se tornará uma vantagem competitiva p

  • Renato Santos
    20 Jan 2015 às 08:54

    Se for verdade, vou correr corrida de reis 2016.

  • Thalita Santos Rocha
    20 Jan 2015 às 08:50

    Deveria fazer para quem for lista suja nem chegar a ocupar posto político nenhum...

  • Jorge Luiz
    20 Jan 2015 às 08:33

    É isso ai deputada linda! Vc está demonstrando que vai ser uma excelente representante no Estado de MT. Meus parabéns!

  • rose
    20 Jan 2015 às 08:11

    A questão não é criar lista suja para empreiteiras, pois todos sabem que empresas nascem da noite para o dia em nome de laranjas, entre outros truques já bem conhecidos pelos políticos. O jeito mesmo é acabar com os corruptos, estes sim são os responsáveis pelo caos que ai está. De quem foi a ideia, por exemplo, de implantar o VLT. Ora criar um corredor exclusivo para trem para percorrer menos de 30 km é coisa de gente sem noção alguma. A prainha, por exemplo, tem uma extensa avenida oca, por onde passa um velho e poluído córrego, então o que fazer agora. Mas, chorar pelo leite derramado é perder tempo. O estado precisa criar meios seguros de combater a cobrança de propina, de desvio de recursos, entre outros crimes que sempre foram cometido nos bastidores dos poderes. Espero e quero crer que a nova deputada lute muito para acabar com a corrupção nos poderes, a começar pela Assembleia Legislativa.

  • andre
    20 Jan 2015 às 08:05

    a lei 8666 prevê no art. 87 as devidas sanções. É só parar a falácia populista/eleitoreira e aplicar

  • Justino
    20 Jan 2015 às 07:35

    Deve estar de sacanagem!!! Começa com os da família.

Sitevip Internet