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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Nova licitação

Demora do governo pode fazer Infraero cancelar contrato de obras no Aeroporto de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Demora do governo pode fazer Infraero cancelar contrato de obras no Aeroporto de Cuiabá
A demora do Governo do Estado em resolver a situação das obras no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), pode fazer com que a Infraero (Empresa Brasileira e Infraestrutura Aeroportuária) cancele o Termo de Convênio assinado com o Executivo e realize uma nova licitação para a retomada dos trabalhos. Ao todo, R$ 84,19 milhões foram investidos nos serviços até novembro do ano passado.


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A assessoria de imprensa da Infraero explicou ao Olhar Direto que ainda aguarda manifestação do Governo do Estado do Mato Grosso quanto à sub-rogação do contrato de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Rondon. As tratativas com vistas à sub-rogação do contrato e continuidade das obras estão acontecendo desde o fim de 2014.
 
Ainda no início do governo de Pedro Taques (PDT), ficou definido que na primeira quinzena de fevereiro de 2015 seria assinado um novo convênio, com o repasse do contrato à Infraero. Porém, este prazo passou e no dia 22 de março foi dada uma nova data pelo órgão federal, que prorrogou as negociações por mais 60 dias.
 
De acordo com a assessoria, caso este prazo (22 de maio) não seja cumprido e as conversas não avancem, a Infraero “decidirá por rescindir o Termo de Convênio e realizará uma nova licitação para a retomada dos trabalhos, cujos prazos e cronogramas serão definidos com a publicação deste novo edital”.
 
Correções no sistema de balizamento
 
De acordo com a Infraero, as correções no sistema de balizamento foram finalizadas no último dia 11. O problema fez com que diversos voos fossem cancelados durante a noite e a madrugada no terminal mato-grossense. Foi feita uma manutenção preventiva que contou com serviços de remoção de borracha, medição de atrito e macrotextura (realização de rugosidades na superfície do pavimento da pista para dar escape e evitar acumulo de água).
 
Fingers
 
Questionada sobre os fingers  (pontes de embarque), a empresa disse que “o funcionamento das pontes de embarque depende da conclusão das obras de reforma e ampliação do aeroporto. No momento, a Infraero aguarda a manifestação do Governo do Estado do Mato Grosso quanto à sub-rogação do contrato para definição do andamento desses trabalhos”.
 
No último dia 16, pelo menos 350 passageiros tomaram ‘banho forçado’ ao descerem de voos de outros estados e do interior, no Aeroporto de Cuiabá. Eles deveriam ter sido transportados da porta da aeronave até o hangar de desembarque pelos ônibus da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Com o uso dos fingers, isto não aconteceria no desembarque. O serviço só funcionou durante a Copa do Mundo.
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