Olhar Direto

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Notícias / Cidades

Policial foi morto com tiro nas costas e federação afirma que operação foi 'desastrosa'

De Sinop - Alexandre Alves

19 Mai 2015 - 08:47

Foto: Reprodução

Conforme fontes na perícia, o projétil atravessou o tórax e saiu pelo lado esquerdo do peito.

Conforme fontes na perícia, o projétil atravessou o tórax e saiu pelo lado esquerdo do peito.

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sinop apontará que o policial federal Mario Almeida Mattos, de 33 anos, morto na noite da última sexta-feira (15) em uma operação para evitar o roubo de um avião monomotor, foi alvejado pelas costas. Conforme fontes na perícia, o projétil atravessou o tórax e saiu pelo lado esquerdo do peito.
 
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) informou, por meio de nota, que criará uma auditoria para acidentes de serviço dos policiais federais, como forma de analisar o contexto profissional dos incidentes que afetam os servidores, “atuar energicamente para punir os gestores que se apresentem como inexperientes ou irresponsáveis e prevenir mais vítimas desta frágil estrutura de planejamento existente na Polícia Federal”, diz o texto.

Leia também:
Cinco são presos por morte de policial federal em tentativa de roubo de avião
Policial federal morre baleado em ação para impedir roubo de aeronaves em MT 


A suspeita da Fenapef e do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso (Sinpef/MT) é que a ação tenha sido mal planejada. O presidente da federação, agente federal Jones Borges Leal, classificou a ação como “desastrosa”, por meio de sua conta no Twitter.
 
A federação está mantendo contato com policiais federais que participaram da operação e também com a família, “a fim de prestar todo o apoio necessário e também coletar a maior quantidade de informações possível para saber se os policiais detinham a quantidade de informações suficientes sobre os criminosos, se houve o correto planejamento e as demais circunstâncias que levaram ao triste desfecho”, diz a nota.
 
O presidente da federação diz que momento é de dor e tristeza e a Fenapef e seu conselho de representantes, em nome de todos os policiais federais, “externa suas condolências, solidariza-se ao sofrimento da família deste bravo policial e envidará todos os esforços para que se restabeleça a justiça em mais esse triste episódio”, comentou Jones Borges Leal.

Já a direção geral da Polícia Federal divulgou nota de pesar pela morte do policial e se diz solidária com familiares, amigos e colegas de trabalho, "lamentando profundamente o triste episódio que encerrou a carreira promissora do policial. Fica estipulado luto na instituição pelo prazo de três dias", diz o texto.

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Matogrossense
    21 Mai 2015 às 15:17

    Marcelo tem mais especialistas em segurança, "operacional, Jairo Cabral, inteligente, poconeano e etc", affe. Todos os dias PMs e PCs morrem vítimas de operações mal planejadas, e essa turma de expert querem medir a elite da POLICIA FEDERAL por três casos que nem sabem quais os reais motivos do insucesso da operação Peloamordedeus, não comparem o COT com o BOPE, nada haver, o primeiro dispõe do que há de melhor em recursos material e humano, logo, infelizmente, situações desastrosas acontecem seja em que corporação for, Bombeiros, PM, PC, Guarda Metropolitana e etc. Só na análise do caso concreto, para se ter a realidade do ocorrido, falha de planejamento ou mesmo incidente, pois nem tudo pode ser controlado. Aos especialistas, saibam que instrutores do COT ministram aulas/cursos a integrantes do Bope nos Estados.

  • ZE FIDELIS SINOP
    20 Mai 2015 às 10:08

    NÃO SOU EU QUEM ESTOU FALANDO, APENAS ESTOU REPASSANDO O QUE OUÇO NAS RUAS. SEGUNDO COMENTARIOS, O POLICIAL QUE FALECEU FOI ATINGIDO POR FOGO AMIGO, OU SEJA ALGUEM DA PROPRIA EQUIPE. TAL COMENTARIO GANHA FORÇA A PARTIR DA CONCLUSAO DO LAUDO. SEI NAO HEM

  • joelson
    20 Mai 2015 às 08:37

    Isso chama substimar o inimigo, a "arte da guerra" dizia a trocento anos atras, ditado mais simples, nao queria dividir o pao,agora e so lamentaçoes e chorar pelo leite derramado. podia pedir apoio a P.M., A P.J.C.

  • rony de Abreu Munhoz
    20 Mai 2015 às 07:55

    O que mais me surpreende é a repercussão do fato, visto que policiais civis e militares morrem diariamente e, na maioria das vezes sequer viram noticias os acontecimentos. Importante relembrar que todo o aparelho policial precisa de treinamento, de modo deveriam tratar o fato de maneira conjunta e assim promover de maneira satisfativa a formação desses homens. Quem sabe assim, teríamos uma segurança melhor.

  • Operacional
    19 Mai 2015 às 23:09

    Comparar o BOPE com o COT só dando risada mesmo!!! Prá esse tipo de operação em área rural, ninguém mais credenciado que o BOPE. Basta ver o sucesso das operações contra o novo cangaço!!! Ao contrário disso o COT é formado por uma turma que passa a vida inteira fazendo rapel e adentramento em prédios abandonados em Brasília, sem experiencia nenhuma de mato!!! A PF precisa reconhecer que é incompetente pra esse tipo de ação, mas não aceitam porque se acham!!! E assim ações desastrosas vão acontencendo. Vejam outro exemplo: http://adpf.jusbrasil.com.br/noticias/2472652/acao-da-pf-contra-o-trafico-deixa-dois-agentes-mortos-no-amazonas

  • marcelo
    19 Mai 2015 às 21:53

    Como tem gente que fala bobagem. Vi uns comentários de "especialistas" em Segurança : "Inteligente" , "povo", e "jairo cabral". PAREM DE FALAR BESTEIRAS. VCS ESTAVAM NA HORA PRA SABER O QUE ACONTECEU? VCS TÊM ALGUMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA? QUEM SÃO VCS PRA CRITICAR O TRABALHO DA PF? NA PF TÊM HOMENS E MULHERES COMPETENTES E DEDICADOS. PROCUREM PRIMEIRO SABER DO TRABALHO DA PF E DA SITUAÇÃO OCORRIDA ANTES DE FALAT TANTA BESTEIRA E BOBAGEM.

  • Jairo Cabral
    19 Mai 2015 às 19:26

    Não sou eu quem estou falando, são as situações!!! Além desta ação desastrosa que estamos falando, tivemos os dois PFs que, há algum tempo atrás, foram alvejados no Amazonas. Sem falar no sertão da Bahia em que agentes da PF encurralados por uma quadrilha foram salvos por helicóptero da PRF. Estes são só alguns casos pra exemplificar os exemplos de ações desastrosas!!! O COT é "enterro de anão". Todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê. O problema é a soberba da PF em achar que não precisa de ninguém!!! Aí dá no que dá: Ações desastrosas, famílias destruídas por falta de humildade!!!

  • Inteligente
    19 Mai 2015 às 19:15

    PF é só status esse tipo de coisa é Pra Bope. Ou me convença que eles tinham o grampo, a informação privilegiada, a equipe, o fator surpresa e não deu certo ? São arrogantes na maioria e se acham !!

  • poconeano
    19 Mai 2015 às 18:31

    O PF q morreu era experiente, inclusive foi pm, no entanto a maioria dos pf, de fato, não estão preparados pro embate, a maioria são bons pra realizar escutas e tals, pra esse tupo de missão sem dúvidas tem q ser policiais destemidos e preparados.... Para evitar baixas... E no mínimo usar colete balísticos.... Que os caras seriam presos, isto não tinha duvida, pois com as sofisticadas escustas disponíveis pra PF, da pra se encontrar uma agulha no palheiro.

  • Lapada
    19 Mai 2015 às 17:53

    Affe, vem um falar em Bope e Rotam do MT, ah para, faça me o favor!!! A Polícia Federal tem o COT - Comando de Operações Táticas (pesquise no youtube), no qual salvo engano apenas 40 policiais (Agentes e Delegados) rigorosamente selecionados e treinados são destacados para missões estrategicamente planejadas. PF não precisa de outras instituições, tem recurso material e humano, claro que ajuda sempre é bem vinda, mas não é o caso com todo respeito as instituições citadas. Na verdade, vejo como uma eventual falha de planejamento ou mesmo fatalidade a que todos estamos sujeitos infelizmente.

Sitevip Internet