Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

às 14h

Estudo de risco geológico será realizado no Portão do Inferno; assinatura de termo será hoje

Foto: Olhar Direto

Estudo de risco geológico será realizado no Portão do Inferno; assinatura de termo será hoje
Termo de Compromisso para a elaboração do estudo de risco geológico do Portão do Inferno, localizado na MT-251, em Chapada dos Guimarães, será assinado na tarde hoje, 4, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Associação Pró-desenvolvimento de Chapada.  


Leia Mais:
Governo viabiliza parceria inédita de projeto REDD+

O Portão do Inferno é um mirante em uma curva perigosa à beira da rodovia, com paredões que chegam a 150 metros de altura. De acordo com a Secretaria de Turismo, o objetivo do estudo é identificar e caracterizar as áreas de risco de queda de blocos e processos erosivos na borda das escarpas (paredões) e ao longo das trilhas; indicar e caracterizar locais favoráveis para a implantação de estacionamento, restaurante, trilhas e belvederes; e apresentar um layout com indicativos das áreas de risco para esses locais. 

O acordo também prevê o estabelecimento de diretrizes básicas voltadas ao projeto arquitetônico, incluindo medidas de controle dos processos de risco geológico e a concepção das obras a serem implantadas ao longo das trilhas e belvederes. 

Segundo a Secretaria de Turismo, este levantamento irá embasar projetos de infraestrutura turística para a reabertura do local, fechado em 2011 por decisão judicial. Proferida pelo juiz da Segunda Vara Cível e Criminal da Comarca de Chapada dos Guimarães, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, a decisão se baseou em laudo elaborado por geólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que demonstrou que o local apresentava alto risco de desabamento. 

A reabertura do Portão do Inferno faz parte do projeto do Governo do Estado de viabilizar a implantação de um corredor do Ecoturismo no estado tendo como eixo principal Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Nobres, promovendo desenvolvimento econômico. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet