Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Peru pode ser país mais afetado no mundo pelo fenômeno El Niño

O Peru pode ser o país mais afetado do mundo pelo fenômeno El Niño, que chegaria a seu auge em fevereiro de 2016, enquanto o governo se prepara para enfrentar um cenário complicado, informou nesta segunda-feira (7) o ministro da Agricultura peruano.


"Mantemos uma alta probabilidade de que seja um fenômeno forte. Saberemos sobre o cenário de um El Niño 'extraordinário' em novembro", disse o ministro Juan Manuel Benites à imprensa estrangeira, assegurando que o país seria o mais atingido pelo fenômeno "devido à sua extensão, já que são 14 regiões em risco".

"O governo está se preparando para um cenário complicado", assegurou o ministro.

A corrente do El Niño produz uma elevação das temperaturas do Pacífico equatorial e pode causar fortes chuvas em algumas partes do mundo e secas em outras.

No Peru a previsão é de que aconteça as duas coisas, com fortes chuvas no norte e seca no sul andino, complicando a produção agrícola no país.

O governo peruano investirá neste ano cerca de 500 milhões de dólares em prevenção, e já dispôs de um fundo de 900 milhões de dólares para 2016. Além disso, conta com uma linha de crédito de 400 milhões de dólares para enfrentar os efeitos nas áreas de saúde, agricultura e moradias, informou Benites.

O El Niño deve ganhar força em dezembro e no Peru espera-se que alcance seu nível mais intenso em fevereiro, diluindo-se até abril ou maio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet