Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cidade italiana proíbe forno a lenha para conter poluição

Uma cidade italiana proibiu temporariamente o uso do forno a lenha, atingindo em cheio o jeito tradicional de preparo de um dos pratos típicos da gastronomia do país: a pizza.


O objetivo, segundo as autoridades de San Vitaliano, nos arredores de Nápoles, no sul da Itália, é conter a poluição crescente.

Um decreto assinado pelo prefeito da cidade proíbe o uso de fornos a lenha em padarias e restaurantes, incluindo pizzarias, a não ser que os proprietários dos estabelecimentos usem filtros especiais para reduzir a emissão de gases.

A medida foi tomada pela "preocupação extrema" com a piora da qualidade do ar e ficará em vigor até 31 de março do ano que vem. A medida pode ser reintroduzida no futuro se os sistemas de filtragem do ar se provarem ineficientes para reduzir a poluição, acrescentaram as autoridades.

Quem for pego infringindo o veto pode ser multado em até 1.032 euros (R$ 4.471).

A baixa qualidade do ar é um problema de longa data em San Vitaliano. Segundo o jornal local Il Mattino , a cidade é mais poluída do que Pequim.

Somente neste ano, o nível de poluição em San Vitaliano superou o limite tolerado 114 vezes, contra 86 vezes em Milão, outra cidade italiana conhecida por ser extremamente poluída.

Mas nem todo mundo diz estar convencido que os fornos a lenha sejam os verdadeiros culpados pelos altos índices de poluição. Moradores e pizzaiolos realizaram um protesto no último domingo em frente à Prefeitura da cidade para pressionar pelo fim da proibição.

"Não podemos ser acusados pela poluição", disse um dos manifestantes ao jornal italiano Corriere della Sera .

"Nápoles tem mais pizzarias do que San Vitaliano, mas não tem o mesmo nível de poluição. Está claro que eles não querem mostrar a verdadeira causa disso. Essa determinação é um erro e vai nos custar muito dinheiro", acrescentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet