Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROPOSTA RADICAL

Serys defende eleições gerais para tirar o país do marasmo e diz que Michel Temer é 'mal visto'

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Serys Slhessarenko defende que o Brasil seja

Serys Slhessarenko defende que o Brasil seja

Voz respeitada no Congresso Nacional durante o governo Lula, a ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB) defendeu eleições gerais e a unificação de mandatos e pleitos em todos os níveis – municipal, estadual e federal.  “Quando você quer passar o Brasil a limpo, não pode exigir que seja só com os outros. Tem que fazer com a gente também. Por isso proponho eleições gerais, no país”, explicou ela, nesta terça-feira (18),  para a reportagem do Olhar Direto.


Leia Mais:
Da euforia à tristeza, comitiva mato-grossense contra o impeachment promete: Vai ter luta! 

Única mulher pré-candidata declarada à Prefeitura de Cuiabá, ela entende que a mudança deve passar pelo crivo do voto popular. “Porque eu acho que quando você quer propor mudança, tem que aceitar o que está acontecendo. E eleições gerais, em todos os níveis e para todos os cargos, é a alternativa mais democrática”,  pontuou ela.
 
Serys entende que a unificação de mandatos e pleitos representa um avanço histórico, quase ignorado na mini-reforma política do ano passado. Além de defender eleições gerais, a pré-candidata do PRB defende o fim da reeleição no Executivo, a favor do financiamento público exclusivo,  a favor do voto distrital – e distrital misto – para o Poder Legislativo,  fim das coligações proporcionais, e fidelidade partidária sem “janela” para troca de legenda.
 
Professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mulher com mais conceituado currículo eleitoral de Mato Grosso, Serys Slhessarenko foi senadora da República (2003-11) e três vezes deputada estadual (1991-95, 1995-99 e 1999-2003). No Senado, foi autora da lei da colaboração judicial, hoje conhecida como “delação premiada”, entre outras. Na Assembleia Legislativa, foi co-autora da Lei de Incentivo à Cultura, posteriormente denominada Lei Hermes de Abreu e, hoje, substituída pelo governador José Pedro Taques (PSDB) pela nova Lei da Cultura de Mato Grosso.
 
Além disso, Serys disputou duas vezes a Prefeitura de Cuiabá (1988 e 2000). Neste ano, anunciou seu retorno à disputa eleitoral, novamente na busca pela principal cadeira do Palácio Alencastro.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet