Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Petrobras e Universidade Federal de Pernambuco inauguram centro de pesquisa

A Petrobras e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inauguram hoje (6) as novas instalações do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma).


Segundo nota divulgada pela estatal, o Ceerma tem infraestrutura de ponta e é hoje um dos mais modernos laboratórios do mundo para ensaios de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços.

A construção do centro faz parte de uma estratégia da empresa de investir em universidades e institutos de pesquisa. Segundo a Petrobras, já são mais de 100 instituições em todo o Brasil que, articuladas em redes temáticas e núcleos regionais, desenvolvem pesquisas em áreas de interesse da estatal.

O Ceerma permitirá, por exemplo, a realização de testes virtuais de degradação de equipamentos, visualização de poços e de situações de emergência.Contará com um aparelho especial que faz testes de vibração e choque para simular as reais condições a que os equipamentos estão submetidos.

No laboratório foram construídos uma sala de trabalho colaborativo, com capacidade de comunicação simultânea com até dez locais diferentes, e um laboratório de realidade virtual com sistema imersivo 3D, que realiza testes virtuais de degradação de equipamentos, testes de procedimentos operacionais com foco em confiabilidade humana, visualização de poços e de situações de emergência, além de um cluster computacional de alto desempenho para dar suporte às atividades do Ceerma.

Até o fim de 2012 será construído outro prédio na UFPE para abrigar, ao lado do Ceerma, o Centro de Estudos e Testes de Confiabilidade (Cetec), também com recursos da Petrobras. Nele, serão perfurados quatro poços de 12 metros de profundidade para realização de testes de confiabilidade de equipamentos e um poço de 120 metros de profundidade para testes de vazão.

Segundo a Petrobras, os investimentos na Universidade Federal de Pernambuco estão inseridos no âmbito da Rede Temática de Monitoração, Controle e Automação de Poços, coordenada pela empresa. Além da UFPE, fazem parte da rede a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A inauguração terá a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, e do reitor da UFPE, Amaro Lins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet