Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pesquisa da SAC

Insatisfeitos, passageiros elegem novamente o aeroporto de Cuiabá como o pior do país

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Insatisfeitos, passageiros elegem novamente o aeroporto de Cuiabá como o pior do país
A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação da Presidência da República, apontou que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), foi escolhido novamente como o pior do pais. O terminal teve uma nova queda, registrando a nota média de 3,29 no primeiro trimestres deste ano. A expectativa é que ele possa entrar na próxima rodada de concessões a serem feitas pelo Governo Federal.


Leia mais:
Secretário diz que setor de embarque do aeroporto de Cuiabá deve ser transferido para novo local em maio
 
Conforme a pesquisa, houve redução no índice da satisfação geral dos passageiros. O marcador, que tinha subida de 3,28, no 3º trimestres de 2015, para 3,36, no 4º trimestres do ano passado, voltou a cair e fechou em 3,29, no 1º trimestre de 2016. Entre os itens com pior avaliação estão: custo-benefício do estacionamento (2,00); custo-benefício dos produtos de lanchonete e restaurantes (2,05) e qualidade da internet/wi-fi (2,18).
 
Os indicadores mais bem avaliados foram: tempo de fila no check-in de autoatendimento (4,39); tempo de fila no check-in – guichê – (4,36) e cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,31). O tempo médio de espera no check-in tem caído ao longo do tempo. No primeiro semestre do ano passado a espera era de até seis minutos. O tempo caiu para três minutos no mesmo período deste ano.
 
O Aeroporto de Campinas (SP) voltou a ser escolhido como o melhor terminal do País. Dos 38 indicadores avaliados, Viracopos venceu em 19, atingindo, com 4,64, a maior nota já obtida no item “satisfação geral” desde o início da série histórica. Viracopos apresentou esse desempenho antes do início da transferência de operações de voos domésticos, no dia 23 de abril, para o novo terminal, alvo do processo de concessão em 2012.
 
O posto de melhor aeroporto pertencia a Curitiba, que desta vez ficou em segundo lugar, com nota 4,51, seguido de Guarulhos (4,44), Fortaleza (4,37) e Recife (4,35). Entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, um reflexo do aumento da competitividade do serviço após o início do processo de concessões no Brasil. (confira a pesquisa completa clicando AQUI).
 
Aeroporto de Cuiabá
 
Ainda em obras, o Aeroporto de Cuiabá tem amargado há muito tempo o título de pior do país. A execução da construção e ampliação do Marechal Rondon deveria ter sido finalizada antes da Copa do Mundo de 2014, mas até agora isso não aconteceu. A expectativa do Executivo é que o projeto esteja pronto até o fim deste ano. A ala internacional já foi reinaugurada em abril deste ano.

Recentemente, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, informou que o setor de embarque do aeroporto deve ser transferido até o final de maio para o novo local. O titular da pasta tem gostado da melhora no ritmo da obra e no trabalho que está sendo desempenhado pela construtora: “Está ficando espetacular. Acreditamos que no final de maio entregamos a parte de embarque nacional e internacional, que passa a ser tudo uma coisa só”.
 
O terminal mato-grossense foi incluso no Programa Nacional de Desestatização (PND) e deve entrar na lista para ser concedido à iniciativa privada. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) será responsável pela condução e aprovação dos estudos e projetos que subsidiarão a modelagem da desestatização do principal aeroporto de Mato Grosso.
 
O Programa Nacional de Desestatização é um procedimento que faz parte da concessão de terminais ao setor privado, conforme previsto na segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL).
 
Recentemente, como o Agro Olhar/Olhar Direto já comentou, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, destacou que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon pode ser incluído na próxima rodada de leilões de privatização de aeroportos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet