Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Deflagrada nesta quinta

PF apreende grande quantia em dinheiro na Ararath e delegado fala sobre novas fases

02 Jun 2016 - 14:48

Da Reportagem Local - Wesley Santiago/Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

PF apreende grande quantia em dinheiro na Ararath e delegado fala sobre novas fases
O delegado Sérgio Mori, da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, revelou – em entrevista exclusiva ao Olhar Direto – que uma grande quantidade de dinheiro foi apreendida durante a 11ª fase da operação ‘Ararath’, deflagrada nesta quinta-feira (02), em Cuiabá e Várzea Grande. Ele ainda avaliou que novas fases podem ser deflagradas, dependendo do que for encontrado. Ao todo, cinco pessoas foram ouvidas nesta manhã.


Leia mais:
PF prende sócio da academia Smart Fit com arma restrita em nova fase da Ararath; veja
 
“Ainda não podemos afirmar que terão novas fases, mas é provável que haja. Uma coisa sempre vai levando a outra. Todas as pessoas conduzidas já foram ouvidas e liberadas na sequência. Os nossos agentes ainda estão contabilizando o montante apreendido e os mandados de busca e apreensão continuam a ser cumpridos em residências e empresas”, explicou o delegado ao Olhar Direto.
 
Até ás 14 horas desta quinta-feira, policiais federais continuavam na sede da construtora GMS, localizada na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. As buscas tiveram início às 06h30 de hoje e a expectativa é que os trabalhos possam ultrapassar às 16 horas. Até agora, são mais de sete horas de buscas.


 
Pouca coisa ainda foi encontrada na construtora. Um novo mandado teve de ser pedido, já que no local encontram-se várias empresas. O segundo documento só chegou à mão dos policiais às 11h55. Os computadores não serão levados para não inviabilizar a empresa, por isso será feito backup de todo material apreendido.
 
Os empresários Marcelo Maluf e Georges Malouf foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento junto à Superintendência da Polícia Federal.  Marcelo é proprietário da Construtora São Benedito. Georges, da construtora GMS. Além disto, uma terceira pessoa também foi ouvida desta mesma forma. 

O empresário Amir Maluf, sobrinho de Marcelo Maluf, chegou há pouco à superintendência da PF em uma viatura. Ele é filho de um dos proprietários da São Benedito, e é sócio da academia Smart Fit.  O rapaz foi preso em flagrante por posse de arma de calibre restrito (pistola 357). A arma foi encontrada pela PF durante a busca.

O advogado Uendel Rolim informou que Marcelo Maluf prestou esclarecimentos à PF sobre a venda de imóveis da construtora São Benedito. Ele também defende Amir e disse que vai se inteirar sobre o caso dele, para pedir a liberdade o quanto antes.
 
Operação
 
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 2 de junho, a 11ª fase da Operação Ararath, em Mato Grosso. Neste momento, ordens judiciais são cumpridas.  É intensa a movimentação de policiais no prédio da Superintendência da PF na Capital.
 
No total, são cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e outras três conduções coercitivas. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara da Justiça Federal.
 
A construtora GMS, instalada às margens da avenida Miguel Sutil, é  alvo da ação. Segundo a Polícia Federal,  a nova fase tem como objetivo recolher provas sobre um possível esquema de lavagem de dinheiro  realizado por intermédio da aquisição de imóveis em nome de terceiros, com recursos originários de crimes contra o sistema financeiro.
 
Ainda conforme a PF, no total, 90 policiais estão envolvidos na ação e são cumpridas ordens em empresas do ramo imobiliário e em residência de 'controladores'.
 
A Ararath é uma grande operação da Polícia Federal que apura uma série de crimes contra o sistema financeiro e corrupção. Até dezembro de 2015, o Ministério Público Federal informou que total de R$ 449,5 milhões foram bloqueados através da força tarefa montada para combater os esquemas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet