Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

11ª etapa

PF apreende documentos de imóveis de ministro e promissórias de deputado em nova fase da Ararath

Foto: Olhar Direto

PF apreende documentos de imóveis de ministro e promissórias de deputado em nova fase da Ararath
A mais longa busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na última quinta-feira (3), durante a 11ª fase da Operação Ararath, na sede da construtora GMS em Cuiabá, recolheu uma extensa documentação relativa a imóveis que incluem, por exemplo, transações e registros de apartamentos do ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) e de Gércio Marcelino Mendonça Júnior, conhecido como Júnior Mendonça, colaborador da operação. Também foram apreendidas notas promissórias do deputado Mauro Savi (PSB).


Leia também:
Compra de imóveis em nome de laranjas foram usadas para lavar dinheiro público e abastecer campanhas, diz PF
 
Foram mais de 12 horas de busca e apreensão no prédio, que foi ocupado pela Polícia Federal por volta de 6h30. Foram vasculhadas cerca de 10 salas por aproximadamente 15 federais. A coleta de documentação foi encerrada por volta das 18h30, mas seguiu pela noite a transferência de dados eletrônicos para os arquivos da PF, feita por peritos. A Polícia Federal costumava apreender os discos rígidos nas buscas e apreensões, o que poderia inviabilizar a atividade da empresa alvo do mandado e atrasava a análise dos dados internamente. Agora são transferidos apenas os arquivos que interessam à investigação.
 
A expectativa dos investigadores é que haja uma farta documentação que possa colaborar com Ararath nos arquivos eletrônicos que ainda serão analisados. Para averiguar toda a documentação guardada no prédio foram necessários dois mandados de busca e apreensão. Um chaveiro precisou ser chamado no período da tarde para abrir algumas gavetas. As três notas promissórias apreendidas em nome de Mauro Luiz Savi estavam em um cofre, cada uma no valor aproximado de R$ 29 mil, cujo avalista era Celson Luiz Duarte Bezerra, investigado na Operação Ararath.


 
Durante as buscas, os federais se dividiram em grupos e usavam uma lista com nome de empresas e pessoas físicas, principalmente empresários e autoridades, que era usada como base para a análise. Os papéis que tivessem o nome de alguém da lista eram apreendidos. Foram recolhidos inúmeros documentos de IPTU e recibos. Do ministro Blairo Maggi, foi encontrada em uma sala uma documentação de um imóvel, dados sobre transferência de apartamento para o nome dele e um termo de confissão de dívida.  
 
A Polícia Federal não encontrou nenhuma arma durante as buscas, mas apreendeu munições e um carregador. Uma quantidade muito pequena de dinheiro foi encontrada em uma ou outra gaveta, mas não foi apreendida.

11ª fase da Ararath
 
A 11ª fase da Operação Ararath, da Polícia Federal, investiga compra e venda de imóveis suspeitas de terem sido usadas para acobertar milhões de reais ilícitos, com uso de laranjas. A lavagem teria sido feita em dinheiro público desviado, usado para pagar empréstimos feitos em instituições financeiras clandestinas. A Polícia Federal apura também a suspeita que esses recursos tenham sido usados em campanhas eleitorais.
 
Durante entrevista coletiva concedida na tarde de quinta (2), o delegado Wilson Rodrigues de Souza Filho informou que essa fase foi deflagrada após rastreamento de dinheiro ilícito movimentado por investigados em outras fases da Ararath. Depoimentos também ajudaram na investigação. As movimentações que culminaram com compra e venda de imóveis foram alvo da fase 11.

Desde 2013, a Ararath investiga um grande esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro. A Polícia Federal ainda trabalha em 14 inquéritos que estão em andamento, em decorrência da operação.

Construtoras

Os empresários Marcelo Maluf, dono da Construtora São Benedito, e Georges Malouf, da Construtora GMS, foram levados para prestar depoimentos e tiveram que esclarecer compras de clientes sob suspeita. Nos depoimentos, nenhum deles se recusou a prestar esclarecimentos, segundo o delegado.

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento feito pelo Grupo GMS Construtora:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Grupo GMS Construtora, vem a público esclarecer, os fatos ocorridos na data de ontem 02/06/2016, qual teve envolvido seu nome na 11ª Fase da Operação Ararath, amplamente noticiada na imprensa.

Sabendo da importância da Operação conduzida pela Policia Federal, o Grupo GMS Construtora, se colocou e se coloca a inteira disposição as Autoridades, fornecendo toda documentação solicitada e prestando os esclarecimentos necessários ao presente caso.

Esclarece ainda que, o Grupo GMS Construtora é atuante no ramo da Construção Cívil, há mais de 40 anos dentro do Estado de Mato Grosso, sempre pautando seus trabalhos com respeito aos seus clientes e fornecedores, bem como cumpridora das Leis Nacionais, não compactuando com qualquer forma de ilicitude nos atos investigados.

O Grupo GMS Construtora e seus sócios estarão sempre à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário junto a presente investigação.

Atenciosamente

Diretores Grupo GMS Construtora
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet