Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ministério da saúde

Trinta e oito municípios concentram 231 casos de microcefalia em MT

Trinta e oito municípios concentram 231 casos de microcefalia em MT
Trinta e oito municípios de Mato Grosso concentram 231 casos de microcefalia até o mês de junho de 2016. Em comparação com a semana anterior foram registrados mais dois casos. Em Mato Grosso, dados  do Ministério da Saúde apontam ainda 85 em investigação e 119 descartados.

 
Leia Mais:
Estudo aponta risco de microcefalia de 1% a 13% em fetos afetados pelo zika

No país, o número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.616. Ao todo, foram 8.049 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro, até 18 de junho, com 86 mortes. Os dados são do boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (22). Dos casos confirmados de microcefalia, 233 tiveram teste positivo para o vírus da zika.

Desde o início das investigações, em outubro do ano passado, 8.039 casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde, que considera um caso confirmado após análise clínica radiológica e/ou laboratorial.

De acordo com o protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika, entre outros agentes infecciosos.

O Ministério da Saúde mudou o critério para considerar bebês com microcefalia, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas. Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm. As alterações têm como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet