Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Confira mudanças

Revista mais rígida não impacta passageiros no aeroporto de Cuiabá, segundo Infraero

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Área costuma ficar cheia em horário de pico

Área costuma ficar cheia em horário de pico

Os passageiros que embarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) não sofreram grandes impactos com as mudanças na revista e inspeção que estão mais rigorosas, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A medida passou a valer nesta segunda-feira (18).


Leia mais:
Pela 6ª vez, aeroporto de Cuiabá volta a ser escolhido como o pior do país
 
Nos horários de pico (onde o número de decolagens é maior), a fila chegou a ficar grande, mas nada fora do normal neste período. Em outras vezes, quando houve impacto na hora de entrar na sala de embarque, a fila chegou a invadir o espaço de check-in, o que não foi visto durante esta manhã (18). A Infraero confirmou ao Olhar Direto que não foram registradas ocorrências e nem atrasos em decorrência das novas mudanças.
 
Por conta da mudança, as companhias aéreas estão pedindo aos clientes que cheguem com pelo menos 1h30 antes do horário previsto do voo para a realização do check-in. Em São Paulo (SP), no aeroporto de Congonhas, mesmo seguindo esta recomendação alguns passageiros acabaram perdendo o voo.
 
A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (Raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade.
 
“Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo naturalmente aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas e a colaboração dos passageiros”, ressalta a Anac.
 
Conforme a Anac, os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.
 
Confira os procedimentos que serão intensificados, segundo a Anac:
 
Revista física
 
Todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha.
 
Crianças também podem ser submetidas à revista física, segundo a Anac. A idade mínima, no entanto, não foi informada por "questões de segurança", segundo o órgão. Se o passageiro se negar a passar por revista física, caso seja solicitado, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.
 
Notebook
 
Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.
 
De acordo com a agência reguladora, a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.
 
Abertura de bagagem
 
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.
 
Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, ele ficará proibido de entrar na área de embarque do aeroporto.
 
Confira AQUI uma série de perguntas e respostas sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet