Quinta-feira, 28 de março de 2024

Nasa anuncia descoberta de 104 novos planetas

Dentre eles, quatro possuem formação rochosa, como a Terra

Um time internacional de astrônomos descobriu e confirmou a existência de novos mundos com auxílio da sonda espacial Kepler. Dos 197 candidatos iniciais analisados, os cientistas confirmaram 104 planetas fora do nosso Sistema Solar. Entre eles existe um sistema planetário formado por quatro planetas que podem ser rochosos, como a Terra.

Esses planetas, todos entre 20% e 50% maiores que a Terra, orbitam a anã vermelha K2-72, a 181 anos-luz de distância, na direção da constelação de Aquário. A estrela tem menos da metade do tamanho do Sol, com brilho menos intenso. As órbitas planetárias variam entre 5 e 24 dias, e dois deles devem experimentar níveis de irradiação comparáveis com os do nosso planeta.

Apesar da pequena órbita (a da Terra é de 365 dias), a possibilidade da existência de vida não pode ser descartada, segundo Ian Crossfield, pesquisador da Universidade do Arizona e líder das pesquisas. As descobertas foram publicadas no “Astrophysical Journal Supplement“.

O Kepler descobre novos planetas medindo quedas sutis no brilho das estrelas causadas pela passagem de um planeta. A sonda seria abandonada em 2013, por problemas técnicos, mas reparos foram feitos e ela se mantém em operação, na missão chamada como K2, que conta com apoio de observatórios em terra.

— Uma analogia seria dizer que o Kepler performou um estudo demográfico, enquanto a missão K2 foca no brilho e nas proximidades das estrelas com diferentes tipos de planetas — disse Crossfield.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!