Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ressaca arrasta barco, inunda prédios e causa incêndio em carro em Santos

A forte ressaca que inundou duas pistas da avenida da praia de Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo (21), continua causando transtornos em várias partes da cidade. Um carro, que estava estacionado em um prédio que ficou alagado por conta da ressaca, pegou fogo na manhã desta segunda-feira (22) por conta de um curto circuito. Ninguém ficou ferido.


A ressaca aconteceu no fim da tarde do último domingo (21). O volume de água foi tão grande, que chegou a invadir alguns prédios e clubes que ficam no bairro da Ponta da Praia. Durante o dia, a Base Aérea de Santos registrou rajadas de vento de 90 km/h. A ventania derrubou árvores e interrompeu duas vezes a travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Já a elevação da maré chegou a 2,60 metros.

Um carro estacionado na garagem de um prédio, que estava alagada, pegou fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e controlaram as chamas rapidamente. O veículo ficou totalmente destruído.

Na noite do último domingo, uma embarcação de médio porte foi arrastada pela ressaca e destruiu parte das muretas, um dos principais pontos turísticos da cidade. Ninguém ficou ferido.

Por conta dos alagamentos, a Defesa Civil de Santos e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloquearam os acessos de veículos à avenida Bartolomeu de Gusmão a partir do Canal 6 até o Aquário da cidade. Também houve restrição em praticamente toda a avenida Saldanha da Gama até a avenida dos Bancários.

Na noite do último domingo, funcionários da Prefeitura de Santos já iniciaram os trabalhos de limpeza da região. A drenagem das galerias pluviais será realizada nesta segunda-feira (22). As balsas, que chegaram a ter seu funcionamento suspenso, operou normalmente nesta segunda-feira. O canal do Porto de Santos permanecia fechado desde às 10h30 do último domingo.

Prejuízos
Quem mora no bairro Ponta da Praia ficou ilhado no momento da ressaca, já que a água do mar invadiu vários edifícios. Imagens que circulam nas redes sociais mostram carros sendo arrastados pela força da água dentro das próprias garagens.

O jornalista Bruno Guedes participava de um evento no Clube de Regatas Vasco da Gama, na Ponta da Praia, quando a garagem do local começou a ser invadida pela água do mar.

Ele contou ao G1 que só conseguiu retirar o carro com a ajuda  de uma corda, puxada por funcionários do clube. "Todo mundo desceu para tirar os carros e formou uma grande fila. A água estava invadindo a garagem muito rápido, parecia uma cachoeira, então alguns funcionários tiveram que se mobilizar e com uma corda eles puxavam os carros junto com a ajuda do motor. Apesar de tanta água, o carro funcionou e foi assim que o pessoal conseguiu sair do local", descreve.

Já em uma tradicional churrascaria que fica na avenida Bartolomeu de Gusmão, os clientes que estavam no local tiveram que esperar o nível da água dimunir no início da noite para, enfim, irem embora. Também foram registrados problemas no deck do pescador e uma embarcação que ficou à deriva derrubou parte das muretas da orla. 

Em nota, a Defesa Civil de Santos informou que técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Edificações farão análise das estruturas dos prédios e equipamentos atingidos no trecho. “Devido ao alagamento das vias e persistência dos ventos, somente a partir de segunda é que todos os prejuízos poderão ser estimados”.

Muretas quebradas
Não é a primeira vez no ano que a ressaca provoca estragos na região da Ponta da Praia. Em abril, parte das tradicionais muretas de contenção da orla, consideradas um dos cartões-postais da cidade, foram destruídas por causa da força das ondas. As obras de reconstrução das muretas começaram dias após o incidente, mas até o momento ainda não foram concluídas.

Frente fria
Além da frente fria vinda do Paraná que chegou ao litoral paulista neste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/SP) prevê ainda uma queda brusca de temperatura na região a partir desta segunda-feira (22). A temperatura mínima deve ficar entorno de 8 ºC e a máxima não deve passar dos 17 ºC, segundo os meteorologistas.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet