Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Coreia do Norte faz novo teste nuclear e provoca terremoto

Coreia do Norte faz novo teste nuclear e provoca terremoto
Detonação é considerada a maior já realizada pelo país e é condenada com veemência pela comunidade internacional, incluindo aliados.


A Coreia do Norte confirmou nesta sexta-feira (9) que fez seu quinto teste nuclear no dia em que o país celebra o seu 68º aniversário. "A detonação atômica foi bem-sucedida", afirmou a locutora Ri Chun-hee, da televisão estatal KCTV, encarregada de divulgar os principais anúncios do regime. A explosão causou um terremoto de magnitude 5.3 no nordeste do país.

A detonação de "alto nível" de uma ogiva nuclear permitirá ao país construir uma série de armas nucleares mais potentes, menores e mais leves, afirmou o regime comunista.

O teste foi realizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, a mesma que foi usada nas detonações nucleares de 2006, 2009, 2013 e de janeiro deste ano. Os testes anteriores geraram sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

O novo teste é uma "resposta aos Estados Unidos e aos inimigos que nos sancionaram, negando nosso status de orgulhosa potência nuclear e criticando nossas ações baseadas no direito à autodefesa", disse a locutora. "Vamos continuar reforçando nossas capacidades para impulsionar nossa força nuclear."

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o teste nuclear é um ato preocupante e lamentável que representa uma clara violação de resoluções do Conselho de Segurança. "Peço categoricamente à Coreia do Norte que aplique totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA", afirmou em comunicado o secretário-geral Yukiya Amano.

Além das Nações Unidas, vários países, como Estados Unidos, França, Rússia, China, Japão e Coreia do Sul, também condenaram o novo teste nuclear. A China, um dos principais aliados da Coreia do Norte, afirmou se opor com veemência ao teste.

A Casa Branca advertiu para graves consequência. "O presidente vai consultar os nossos aliados e parceiros nos próximos dias para garantir que as ações provocadoras da Coreia do Norte sejam respondidas com consequências graves", disse o porta-voz Josh Earnest.

De acordo com a Coreia do Sul, o teste nuclear desta sexta liberou 10 quilotons de energia e é o mais potente entre os realizados pela Coreia do Norte. A bomba lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima, no Japão, tinha uma potência de 15 quilotons.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet