Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Rosberg sobra e é pole em Cingapura. Ricciardo toma o 2º lugar de Hamilton

O circuito de Marina Bay, palco do GP de Cingapura deste domingo (9h, ao vivo na TV Globo) é um dos poucos do calendário em que a Mercedes não pode ser considerada franca favorita. Mas Nico Rosberg ignorou este fato no treino classificatório deste sábado. Com o tempo de 1m42s584,  o vice-líder da temporada conquistou com sobras a pole position, colocando mais de meio segundo de vantagem na concorrência. É a sétima pole do alemão em 2016, a 29 na carreira, igualando o pentacampeão Juan Manuel Fangio na oitava posição do ranking geral. Já o líder do campeonato Lewis Hamilton não conseguiu se impor no travado circuito asiático e, além de ter perdido o duelo particular para seu companheiro de equipe, foi desbancado também por Daniel Ricciardo, RBR (1m43s115), ficando só em 3º, com 1m43s288. 


A RBR, aliás, parece ser a grande ameaça às Flechas de Prata na cidade-estado asiática. O jovem prodígio Max Verstappen completou a segunda fila do grid de largada, com 1m43s328. Já a Ferrari acabou ficando para trás. Kimi Raikkonen foi apenas o quinto, com 1m43s540, enquanto Sebastian Vettel mal treinou e terá que largar em último. O alemão foi para a pista com um problema de suspensão no Q1, pilotou praticamente sobre três rodas e recolheu para a garagem com o pior tempo da sessão.

Felipe Massa e seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas, pararam no Q2 e largarão em 12º e 11º, respectivamente. Os dois até chegaram a figurar entre os dez primeiros, mas foram atrapalhados por uma bandeira amarela provocada pelo acidente de Romain Grosjean (Haas), quando precisaram tirar o pé em suas últimas tentativas de voltas rápidas. A dupla foi superada por alguns rivais e acabou fora da classificação para o Q3. A Williams acionou os comissários, suspeitando que pilotos que passaram Massa e Bottas possam ter desrespeitado as bandeiras amarelas. Sergio Pérez (Force India) está sendo investigado. Felipe Nasr (Sauber), por sua vez, foi eliminado no Q1 e parte em 18º.

Q1 - 18 MINUTOS, 6 ELIMINADOS

O Q1 foi marcado pela queda de precoce de Vettel. Com um grave problema na suspensão, o alemão tirava uma das rodas dianteiras demasiadamente do chão a cada zebra que passava. Na última posição, o tetracampeão precisou recolher para os boxes e os mecânicos não conseguiram consertar o problema a tempo. Também caíram fora: Kevin Magnussen (Renault), Felipe Nasr (Sauber), Jolyon Palmer (Renault), Pascal Wehrlein (Manor) e Esteban Ocon (Manor). O mais veloz na primeira parte do treino foi Ricciardo, com 1m44s255, seguido por Raikkonen, Verstappen, Hamilton, Button, Kvyat e Rosberg. Massa avançou em 13º, Bottas em 15º. Ericsson ficou com a 16ª e última vaga no Q2.

Q2 - 15 MINUTOS, 6 ELIMINADOS

O Q2 marcou as quedas de Felipe Massa e Valtteri Bottas.  Os pilotos da Williams estavam no top 10 nos minutos finais quando tiraram o pé em suas últimas tentativas de voltas rápidas por causa de uma bandeira amarela provocada pela batida de Romain Grosjean. Nesse meio tempo, Pérez e Alonso melhoraram seus tempos e empurraram a dupla para a zona de corte. A equipe inglesa reclamou com a direção de prova, afirmando que os pilotos haviam feito suas voltas rápidas sob bandeira amarela, mas não adiantou. Os demais eliminados foram: Jenson Button (McLaren), Esteban Gutiérrez (Haas), Grosjean (Haas) e Marcus Ericsson (Sauber). A Mercedes, com Rosberg e Hamilton, deram as cartas no Q2. A RBR veio a seguir com Ricciardo e Verstappen. A dupla, porém, usou apenas os pneus supermacios, poupando os ultramacios, ao contrário dos rivais da equipe alemã.

Q3 - 12 MINUTOS, 10 PILOTOS DISPUTAM A POLE

O Q3 foi atrasado em 10 minutos para a reparação da barreira de proteção, danificada pela batida de Grosjean, e para os comissários analisarem a reclamação da Williams. Hulkenberg e Alonso foram os primeiros a completarem volta, mas logo foram batidos por Ricciardo, que anotou 1m43s741. Rosberg veio na sequência e cravou 1m42s584, assumindo a primeira posição. Hamilton apareceu logo depois e marcou o segundo tempo, 1m43s288, sete décimos mais lento que o companheiro. Raikkonen foi outro a passar Ricciardo, que caiu para quarto, à frente do parceiro Verstappen, o quinto.

Os pilotos, então, foram para os boxes para colocar novos jogos de pneus e voltaram para a pista nos minutos finais. No zerar do cronômetro, Ricciardo tomou o segundo lugar do Hamilton, que errou logo na primeira curva e não conseguiu dar o troco no australiano. Rosberg nem precisou melhorar sua marca para garantir a pole. Verstappen subiu para quarto, empurrando Kimi para a 5ª  posição. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet