Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Ban promete mais ajuda ao Haiti após saques perto de base da ONU

Por Makini Brice


LES CAYES (Reuters) - Haitianos desesperados por ajuda após a passagem do furacão Matthew saquearam caminhões da Organização das Nações Unidas (ONU) no sábado durante uma breve visita a uma cidade portuária do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que prometeu mais ajuda.

O furacão de categoria 4 devastou o Haiti em 4 de outubro, matando cerca de mil pessoas e deixando mais de 1,4 milhão precisando de ajuda humanitária, incluindo 175 mil desabrigados.

"Vamos mobilizar tantos recursos e apoio médico quanto pudermos para antes de mais nada interromper a epidemia de cólera e depois ajudar as famílias das vítimas", disse Ban em entrevista à imprensa.

A tempestade também afetou os serviços de energia, comunicações e transportes. Ajuda essencial como abrigos, alimentos e remédios tem demorado para chegar a muitas áreas, levando moradores a bloquear estradas para tentar interceptar os caminhões, com alguns casos de saques.

"Eu condeno firmemente todos os ataques contra comboios humanitários. Hoje eu testemunhei pessoalmente um ataque a um caminhão do Programa Mundial de Alimentos", disse Ban durante sua parada de um dia no Haiti, afirmando que tais incidentes prejudicam os mais necessitados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet