Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Audiência discute concessão

“O que ocorreu aqui foi crime de estelionato”, dispara Maluf sobre falta de recursos para aeroportos de MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

“O que ocorreu aqui foi crime de estelionato”, dispara Maluf sobre falta de recursos para aeroportos de MT
Uma audiência pública será realizada no próximo dia 11 de novembro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para debater a estrutura aeroportuária e o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional de Mato Grosso. O objetivo é amadurecer a proposta de concessão dos quatro maiores aeroportos do Estado. O presidente da ALMT, Guilherme Maluf (PSDB), disparou sobre a falta de recursos: “O que ocorreu em Mato Grosso foi um crime de estelionato (...). Os recursos não chegaram”.


Leia mais:
Operando por instrumentos, Aeroporto de Cuiabá tem dois voos cancelados e dois atrasados

A audiência foi requerida pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e será realizada em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, no Auditório Milton Figueiredo. O atual presidente da Casa de Leis defende a melhoria da estrutura dos 13 aeroportos mato-grossenses com o objetivo de fomentar o turismo e fortalecer a economia do estado.
 
A principal proposta em análise trata da concessão dos quatro maiores aeroportos do Estado, localizados nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças. Para os demais deverão ser destinados investimentos diretos do Governo Federal. O assunto foi abordado por Maluf durante reunião realizada no início do mês com o senador Wellington Fagundes (PR).
 
“O que ocorreu em Mato Grosso foi um crime de estelionato, pois foram prometidos recursos aos nossos aeroportos e esses recursos não chegaram. Precisamos estimular a aviação civil no nosso estado, que é distante dos grandes centros. Se conseguirmos fortalecer a nossa rede regional de aeroportos, poderemos nos integrar completamente com os estados e países vizinhos”, disse Maluf, na ocasião.
 
O Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil Regional, anunciado durante o mandato de Dilma Rousseff (PT), prevê a ampliação, reforma ou construção de 270 aeroportos regionais no país. O assunto já foi debatido em audiência pública realizada no Senado Federal em junho deste ano. Porém, o número de aeroportos contemplados deverá ser bem menor que isto, segundo o que indicaram os ministros do Governo Federal. O presidente Michel Temer (PMDB) resolveu ter cautela com o programa.

O plano
 
O plano, que já tinha sido anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2012, tem como meta atender 96% da população brasileira com aeroportos a uma distância média de 100 quilômetros de cada cidade do País. Para que isso aconteça, o Estado irá arcar com os custos de 50% dos assentos das aeronaves, em voos com origem ou destino a cidades do interior. O limite é de 60 lugares por trecho.
 
Com isso, o governo deixaria de cobrar tarifas aeroportuárias para passageiros e companhias - como taxa de embarque, de pouso, permanência ou navegação. Assim os tributos deixariam de ser recolhidos e seriam repassados para as empresas aéreas. As grandes companhias brasileiras como Azul, TAM e GOL já manifestaram interesse em aumentar os seus voos para o interior do país.

No Centro-Oeste, estão previstos R$ 900 milhões de investimentos. O dinheiro virá do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), formado por receitas da aviação e voltado exclusivamente para o setor. A gerência é do governo federal e não há repasse a estados e municípios. Dos 12 aeroportos escolhidos em Mato Grosso, apenas o de Lucas do Rio Verde foi considerado inviável.

Entre os que podem ser beneficiados estão: Barra do Garças; Cáceres; Juara; Juína; Matupá; Pontes e Lacerda; São Félix do Araguaia; Alta Floresta; Rondonópolis; Sinop; Tangará da Serra e Vila Rica.

Corrigida às 11h45.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet