Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Candidato em RO consegue entrar na prova 30 minutos após início do Enem

Um candidato ao Enem 2016 de Guajará-Mirim (RO) conseguiu entrar na Escola Irmã Maria Celeste para a realização da prova meia hora depois do fechamento oficial dos portões às 11h (horário local). Em entrevista ao G1, a coordenadora do exame no município afirmou que liberou a entrada porque o candidato, que não quis se identificar, acusou a coordenação de tê-lo enviado para outro local, mesmo ele tendo chegado no horário correto na escola.


O G1 questionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela realização do Enem, sobre a entrada do estudante. "O MEC/Inep tomou conhecimento do caso e vai fazer a apuração de todos os fatos", disse a assessoria de imprensa do Inep, sem dar mais detalhes.

"O candidato alegou que a coordenação instruiu que ele fosse para outro local de prova, onde os alunos que tinham o nome iniciado pela letra A fariam a prova. Como ele acusou a coordenação, então eu liguei para o outro local, entrei em contato com a coordenação e pedi para que ele retornasse para cá de imediato", contou a coordenadora ao G1, depois que a reportagem presenciou a entrada do aluno após o fechamento oficial dos portões.

Já atrasado, o candidato retornou à escola onde o cartão de confirmação dizia que ele faria a prova. "Chegando aqui, eu conversei com ele, mas ele continuou acusando a coordenação, falando que nós tínhamos mandado ele para outro local. Só que ele estava com o cartão de confirmação na mão", relata a coordenadora.

Segundo ela, ninguém deu informações erradas ao candidato, mas mesmo assim ela resolveu autorizar a entrada dele. "Eu conversei com a assistente e ela negou que mandou que ele fosse para outro local. Ele só ouviu uma conversa e foi. Para evitar problemas, se os dois tivessem vindo falar comigo, não permitiria a entrada, mas eu teria explicado a situação para ele. Para evitar problemas, e como eu pedi que ele retornasse para cá, eu, como coordenadora, permiti a entrada", explica.

Apesar de outros candidatos atrasados terem sido barrados, a coordenadora alega que não terá problemas. "Não acredito que haverá problemas com os outros candidatos por causa desse critério. Porque como eu falei, ele acusou a coordenação e isso não pode acontecer", relatou a coordenadora.

Edital
O edital do Enem especifica que os portões fecham em todo o Brasil na mesma hora: 13h, segundo o horário de Brasília (dependendo do fuso horário do estado, a hora local pode ser diferente). Na tarde deste sábado (5), em entrevista coletiva, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, reiterou que todos os candidatos que chegaram após o fechamento dos portões em locais que não tiveram a prova adiada devem ser desclassificados. A única exceção que o Inep vai abrir é para escolas no DF e no PA, que foram erroneamente listadas entre os locais de prova que tiveram o Enem adiado, mas as provas foram aplicadas normalmente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet