Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Maior 'Super Lua' dos últimos 68 anos será vista nesta segunda (14)

Na última vez que a lua esteve tão perto da Terra, o Ibirapuera não existia e a USP era ainda uma jovem universidade. Na próxima segunda (14), os paulistanos poderão conferir a aparição da maior Super Lua vista em quase 70 anos. 


Super Lua é nome popular para quando o satélite atinge a fase cheia e o perigeu (menor distância do planeta Terra) ao mesmo tempo. O satélite estará à menor distância do planeta desde aquela época, cerca de 355 000 quilômetros, cerca de 30 000 a menos que a distância normal. Segundo o Climatempo, a lua só estará tão perto de novo em 2034. 

Para enxergar o astro em versão maior e mais brilhante, o ideal é estar em um lugar com pouca iluminação e fugir do céu nublado. Do Observatório do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Valinhos, Messias Fidêncio Neto afirma que a diferença entre o fenômeno de novembro e outras superluas não é percebida a olho nu. Haverá outra chance no dia 14 de dezembro, a última Super Lua do ano.

Para quem quiser celebrar de um jeito especial, a dica é participar da tradicional Meditação da Lua, que acontece no Parque Ibirapuera e nas praças Charles Miller, no Pacaembu e Praça da Nascente (Pompeia), a partir das 20 horas. E não é preciso fazer o estilo 'zen' para participar: as sessões serão conduzidas por especialistas. Confira a programação completa aqui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet