Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Lula lamenta para Kirchner a subordinação dos países aos EUA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na sexta-feira (9), em São Paulo, com a ex-governante da Argentina, Cristina Kirchner, e lamentou a atual subordinação de ambos países à política dos Estados Unidos.

Os dois ex-mandatários se encontraram para repassar o panorama político da América Latina, em uma reunião que serviu ainda para "reviver um bom momento da história da América do Sul e das relações entre Brasil e Argentina", segundo declarações do petista citadas em comunicado divulgado pelo Instituto Lula.

Por sua vez, Cristina comentou nesse encontro que estar com Lula é "estar com os melhores anos da região" e afirmou que seguirão conversando pelo bem da América do Sul e da América Latina.

Lula e Cristina coincidiram no poder, uma vez que o primeiro governou de 2003 até 2011, enquanto a segunda ocupou a Casa Rosada no período entre 2007 e 2015.

Lula lamentou que atualmente os dois países tenham dirigentes como Michel Temer e Mauricio Macri, que, segundo o ex-presidente, não entendem a importância da integração latino-americana.

"São duas pessoas que têm uma visão muito subordinada à política americana", acrescentou.

Além disso, o ex-presidente comparou a situação que vivem as duas nações já que, em sua opinião, os governos de Temer e Macri "querem destruir tudo o que se conquistou" durante seus mandatos.

Além de receber Cristina, Lula se encontrou hoje com três prefeitos, quatro deputadas federais e secretários da Argentina.

Já a ex-governante argentina participou posteriormente em um colóquio com a ex-presidente Dilma Rousseff, destituída de seu cargo em agosto, com objeto de abordar o caminho da "luta política" na América Latina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet