Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

solidariedade

Criança de sete anos precisa de coração novo e Cuiabá é uma das cidades para possível doação

O pequeno Nicholas, de 7 anos, precisa de um novo coração

O pequeno Nicholas, de 7 anos, precisa de um novo coração

Cuiabá "entrou no mapa" para o pequeno Nicholas Araújo Arimatéa de 7 anos desde que ele se viu hospedado em um Hospital Militar em Brasília, à espera de um coração. A doação, no entanto, só pode ser feita por doadores do Distrito Federal ou de capitais cujo vôo não dure mais que 1h20. Entre elas, está a capital mato-grossense.


Leia mais:
Mudança na lei da meia-entrada garante benefício aos doadores de medula em Mato Grosso


Há cerca de um ano Nicholas foi diagnosticado por uma doença grave e rara chamada miocardiopatia restritiva. A família dele é natural de Natal, no Rio Grande do Norte. No país, apenas quatro capitais fazem a cirurgia de que a criança precisa. Em uma delas, em Fortaleza, a família tentou internar o menino, mas não havia leitos suficientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A vaga só foi conquistada em Brasília. Segundo contou o pai de Nicholas, Giovanni Arimatéa, ao jornal Tribuna do Norte, o menino está sendo medicado durante 24 horas e tem feito fisioterapias para reduzir as seqüelas de um Acidente Vascular Cerebral que o acometeu. 

Ainda que tenha um plano de saúde privado, Nicholas terá sua cirurgia bancada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o procedimento é de alto custo. Para conseguir a doação e consequentemente o transplante, a família esbarra no preconceito. Atualmente, cerca 50% dos familiares de pessoas que poderiam doar órgãos preferem não autorizar a doação.

Por conta do problema, o pai pede que os cuiabanos também se sensibilizem pela questão e deixem de lado o preconceito para salvarem vidas. Giovanni Arimatéa conta que o filho tinha uma vida normal até o diagnóstico e que, a partir de então, o esforço da família e dos amigos tem sido imenso para tentar conseguir uma doação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet