Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Boa taxa de ocupação

Em menos de 6 meses, Azul transporta mais de 14 mil passageiros entre Cuiabá e Sorriso

Foto: Reprodução

Em menos de 6 meses, Azul transporta mais de 14 mil passageiros entre Cuiabá e Sorriso
O voo da Azul Linhas Aéreas entre Cuiabá e Sorriso, que teve início no fim de junho do ano passado, já transportou 14.180 passageiros em menos de seis meses de operação. Os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a ocupação da rota também é boa, atingindo a média de 73%. Os números apresentados foram coletados de junho (quando começaram as operações) a novembro do ano passado.


Leia mais:
Primeiro voo da Azul para Sorriso sairá lotado e rota internacional só depende de questões burocráticas
 
Segundo os dados apresentados pela Anac, do fim de junho ao fim de novembro foram realizados 276 voos entre as duas cidades, totalizando 14.180 passageiros. Ao todo, foram ofertados 19.320 assentos. A média é de 51 pessoas por voo, na aeronave ATR-72, que tem capacidade para 70 passageiros. A taxa de ocupação média, em menos de seis meses, ficou em torno de 73%.
 
O mês com a menor ocupação foi o de outubro do ano passado, quando foram transportados 2.433 passageiros e ofertados 3.640 assentos. Neste mês, foram realizados 52 voos entre Cuiabá e Sorriso. A taxa de ocupação foi de 67%. Já o mês com a maior taxa de ocupação foi o de agosto, quando a companhia transportou 2.637 passageiros e ofertou 3.570 assentos, terminando com uma média de 74% de ocupação.
 
Atualmente, são dois voos ligando Cuiabá a Sorriso (um em cada sentido). O primeiro sai da capital mato-grossense às 22h e chega às 23h10 no interior mato-grossense. Depois, a aeronave pernoita na cidade e retorna para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon às 08h do dia seguinte, com pouso previsto às 09h06. Na ida, as operações são de domingo a sexta e na volta de segunda a sábado.
 
A Azul é a principal empresa aérea no Estado, contando com voos diretos para diversas cidades no país e Mato Grosso. Cuiabá é o terceiro maior hub (centro de distribuição de voos) da empresa, que tem se beneficiado do programa ‘Voe MT’, criado com o objetivo de fomentar a aviação regional em Mato Grosso.
 
O programa pode proporcionar uma redução de até 84% do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense. Para as operações internacionais, as saídas de combustível e lubrificantes para o abastecimento de aeronaves com destino ao exterior terão isenção total do tributo.
 
Para fazer parte do programa, as companhias terão de operar rotas aéreas de forma regular em dois ou mais municípios do Estado de Mato Grosso, nos casos de voos regionais e nacionais e pelo menos um, em internacionais. Além disto, tem de ser comprovada a autorização para operar a rota aérea pretendida, regularidade junto à Fazenda Pública Estadual relativa a todas as obrigações tributárias, inclusive as acessórias e regularidade junto aos órgãos de fiscalização. Além disto, terá de manter também  oficina de aeronaves no Estado.
 
Benefícios
 
As reduções do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense, serão feitas da seguinte maneira: 20% para o transporte aéreo regular prestado em no mínimo dois municípios; 50% para operações em no mínimo quatro cidades; 60% para pelo menos cinco municípios; 72% para seis e 84% para pelo menos sete municípios. No caso de voos internacionais saindo do Estado, haverá a isenção destes tributos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet