Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Relatório do Cenipa

Piloto morto em acidente aéreo não tinha habilitação e fabricou aeronave

Foto: Reprodução

Piloto morto em acidente aéreo não tinha habilitação e fabricou aeronave
O relatório final de investigação do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), que é ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontou que a aeronave que caiu em março de 2015, próximo ao município de Canarana (821 km de Cuiabá), foi ‘fabricada’ pelo próprio piloto, Leandro Rodrigues do Prado, 30 anos, que morreu no acidente e não tinha habilitação e piloto agrícola.


Leia mais:
Piloto morre após aeronave cair e pegar fogo em Mato Grosso
 
Segundo o relatório final, disponibilizado pelo Seripa (VI), parentes do piloto contaram que ele fabricou “uma aeronave agrícola a partir da estrutura de uma aeronave PIPER - PAWNEE e realizava as manutenções que considerava necessárias”. Além disto, foi afirmado que a aeronave não estava inscrita no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), não possuía marcas de nacionalidade e de matrícula.
 
Testemunhas da Fazenda Vitória relataram às autoridades que o piloto estava realizando aplicação de insumos agrícolas quando, durante a realização de uma manobra (balão), perdeu o controle da aeronave e colidiu contra o solo. O avião pegou fogo e o corpo de Leandro, que morreu na queda, foi carbonizado.
 
“Os destroços da aeronave foram retirados do local do acidente e transportados para um local desconhecido. Não foi possível identificar quem realizou a remoção dos destroços”, explica o relatório. Pelo motivo de ser ‘fabricada’, a aeronave também não possuía cadernetas de célula, motor e hélice. A meteorologia era favorável à realização do voo visual.
 
Por fim, é revelado que o piloto estava com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido e não possuía a habilitação de piloto agrícola (PAGA). 

O caso

Um piloto morreu após a aeronave agrícola que ele pilotava cair e pegar fogo a 55 quilômetros do município de Canarana (821 km de Cuiabá), nas proximidades da rodovia estadual MT-110. O homem acabou tendo o corpo carbonizado. O acidente aconteceu no dia 14 de março de 2015. A vítima foi identificada como Leandro Rodrigues do Prado, morador de Goiânia (GO).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet