Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

recorde de atendimentos

Ex-jogador do Flamengo é um dos 10 mil atendidos por cirurgias na Caravana da Transformação

Foto: José Medeiros

Hamilton Brandão já jogou no Flamengo e hoje é professor de uma escolinha de futebol em Jaciara

Hamilton Brandão já jogou no Flamengo e hoje é professor de uma escolinha de futebol em Jaciara

Desde a sua primeira edição, em julho de 2016, a Caravana da Transformação já realizou 10 mil cirurgias oftalmológicas. De lá para cá, quatro cidades foram sede do programa Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana e Jaciara. O Governo do Estado calcula que cada edição municípios do entorno também são atendidos. Ao todo, 123 receberam as ações da Caravana.


Leia mais:
Taques anuncia oito edições da Caravana da Transformação para este ano; governador está em viagem com projeto

 
Até a última quarta-feira (01), 2.773 cirurgias foram realizadas na quarta edição, sendo 2.437 de catarata, 204 pterígio e 132 de yag laser. Em consultas foram realizados 7.437 atendimentos, além dos pós-operatórios, que chegaram a 2.100 realizados. Ao todo, a Caravana da Transformação ofereceu 41.097 procedimentos em oftalmologia.
 
Histórias da Caravana
 
Se tem uma coisa que Hamilton de Oliveira Brandão entende é de transformação. Carioca, 55 anos, ex-jogador do Flamengo e atual professor de futebol da Escolinha do Valdívia, em Jaciara, Hamilton está entre as 10 mil pessoas que passaram pela caravana para realizar cirurgia e surpreendeu a todos que pararam para ouvir sua história.
 
Com a operação da catarata no olho esquerdo, passou a enxergar mais, mas lembra a todos que essa não foi a primeira vez que passou a ver melhor a vida. Hamilton costuma dizer que foi “do céu ao inferno”, de uma vida de dinheiro e fama ao mundo à escuridão das drogas.
 
Jogador de futebol no auge dos seus 20 anos, o carioca realizou um de seus maiores desejos: jogar pelo Flamengo. Entrou para a base do time e teve a oportunidade de ir a campo no dia 25 de outubro de 1981 contra o Campo Grande (RJ): 2x1 para o Mengão.

Foi um ano de ouro para os flamenguistas. Com Zico, o time rubro-negro foi campeão do mundo em 13 de dezembro, em Tóquio (Japão). Hamilton não estava lá, mas viveu toda aquela emoção profundamente. Era uma época de ouro para ele também, pois não faltava dinheiro nem diversão.

Passou por tantos outros times, sempre acompanhado pelo álcool e drogas ilícitas, como a cocaína, e deixou o Rio de Janeiro para jogar em times do interior do Brasil. “Passei pelo Atlético Goianiense e aqui em Mato Grosso pelo Grêmio de Jaciara e pelo União, mas já não conseguia mais por conta da bebida. Não parava em lugar nenhum. Esse pesadelo foi até os 32 anos, quando estava no fundo do poço”.

E do fundo do poço ele saiu. Fé, crença, força de vontade, foco, cada um pode interpretar de uma maneira a vida de Hamilton, mas ele atribui seu “retorno à vida” à Jesus Cristo. Encontrou uma religião na qual se sentiu abraçado e desde então vem reconstruindo sua vida.

Voltou a estudar, formou-se em educação física e hoje faz o que mais gosta: dá aula de futebol a meninos que têm o mesmo sonho que ele tinha quando jovem. Além de treinar, compartilha com os alunos suas experiências, erros e acertos, para quem façam boas escolhas.

As mudanças não pararam por aí, casou-se em 2016 e começou 2017 na Caravana da Transformação. Agora se prepara para voltar a campo enxergando o jogo da vida melhor do que antes.  
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet