Moradores da cidade de Campo Novo dos Parecis, a 444 km de Cuiabá, enfrentam problemas em decorrência da chuva. Em pouco mais de uma hora, a Prefetura Municipal registrou um total de 110 milímetros de água, quantidade suficiente para alagar o bairro Jardim das Palmeiras, conhecido como 'Piscinão'. A Defesa Civil do município está atenta à situação.
Leia Mais:
Mais de 700 casas foram inundadas após 48 horas de tempestade; Famílias em áreas de risco resistem
No mês passado, por causa da intensidade das chuvas, lavouras foram destruídas e mais de 700 famílias ficaram desabrigadas.
De acordo com assessoria da Prefeitura de Campo Novo, apenas uma família deixou sua residência e buscou ajuda em uma escola da cidade. No entanto, como a água baixou, a situação dessa família não tornou-se mais grave.
Ainda no aguardo dos recursos federais que auxiliem a sanar o problema com alagamento, equipes da Defesa Civil percorrerem a região distribuindo kits com materiais de limpeza e de higiene pessoal.
Ainda não há uma estimativa quanto a valores que devem ser empregados para evitar que a cidade sofra com um novo alagamento por falta de escoamento da água. Ainda em fevereiro, após a homologação do Decreto de Emergência, a Secretaria de Cidades de Mato Grosso deu início a execução de um projeto para adoção de medidas. O projeto, ainda segundo a Secid, será elaborado com base em levantamentos topográficos. Em linhas gerais, a solução é dar um novo encaminhamento para a água, já que o curso natural foi interrompido pelas plantações de soja e milho na região.