Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Modal segregado

Viagem de VLT do Aeroporto ao CPA deve durar quase uma hora, estima secretário

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Viagem de VLT do Aeroporto ao CPA deve durar quase uma hora, estima secretário
O secretário adjunto do VLT, José Picolli, estima que uma viagem de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande até o Centro Político Administrativo (CPA), deverá durar quase uma hora. Além disto, ele crê que o modal cuiabano foi feito de forma segregada, diferente do que existe no resto do mundo e do que é recomendado.


Leia mais:
Governo acata recomendação do MPF e demolição de casas na ‘Ilha da Banana’ é adiada
 
“Acredito que de Várzea Grande até o CPA a viagem deve durar em torno de 56 minutos, contando com todas as paradas que o VLT terá pelo caminho. A cada 600 metros você tem uma parada, em cada uma delas tem o tempo de frenagem e aceleração, o que leva uns 45 segundos, são 22 paradas. Calculando o tempo, dá em torno disto”, estima o secretário, em entrevista ao Olhar Direto.
 
Picolli ainda lembra que o VLT pode facilmente chegar a 80 km/h, mas não o faz para não causar impacto nos passageiros: “Ele pode ir de 0 a 80 em apenas 4 segundos. Mas isto daria um impacto no passageiro e não teria necessidade, já que logo teria de iniciar a frenagem novamente. Por isso, tem que ser algo suave”.
 
Para o secretário, que foi diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro, o projeto feito em Cuiabá foi elaborado para deixar o modal segregado: “Em todas as partes do mundo, o VLT é integrado com a cidade, passam carros, motocicletas e pedestres por cima do trilho. Mas o nosso aqui é separado. VLT não é um transporte de alta velocidade”.
 
O VLT, conforme o secretário, terá prioridade em todos os cruzamentos de Várzea Grande e Cuiabá: “O trem vai cruzar a via em 15 ou 20 segundos, não trará grande impacto para o trânsito. Por isso, será necessário interligar os semáforos dos dois municípios, para dar prioridade para o VLT. Isso é algo que os motoristas também terão de ficar atentos”.
 
“Outra coisa que precisamos nos preocupar é com o treinamento dos operadores do VLT. Este treinamento dura pelo menos cinco meses. Além disto, também tem o pessoal que estará nas estações, que vão dar apoio”, finaliza Picolli.
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
 
Análise e acordo
 
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio responsável pela retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento foi entregue no último dia 31, pelo governador do Estado, Pedro Taques, e sua equipe, ao promotor de Justiça André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
 
O Estado acordou em pagar R$ 922 milhões para a conclusão integral da implantação do modal. A previsão é de as obras sejam concluídas em 24 meses.
 
No acordo firmado entre o Governo e Consórcio, a primeira etapa da obra será finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
 
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 km entre a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet