Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VoeMT

Anac autoriza e Azul deve iniciar voos entre Barra do Garças e Goiânia

Foto: Edevilson Arneiro/Secom BG

Anac autoriza e Azul deve iniciar voos entre Barra do Garças e Goiânia
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Azul Linhas Aéreas a iniciar os voos entre Barra do Garças e Goiânia (GO), em junho deste ano. Com isto, a cidade do interior mato-grossense ganha uma importante ligação, que era pleiteada há algum tempo pela população.


Leia mais:
Diretor da MAP Linhas Aéreas cita ‘rota da soja’ e anuncia ligação de MT com praia do 'Caribe Amazônico'
 
O primeiro voo ligando Barra do Garças e Goiânia está marcado para o dia 05 de junho. A empresa ainda não iniciou a venda de passagens e nem revelou os preços que serão praticados, o que deve acontecer nos próximos dias. A aeronave sairá de Cuiabá, faz escala na cidade do interior de Mato Grosso e, por fim, chega a Goiânia.
 
Conforme as informações da companhia, os voos serão cumpridos três vezes por semana entre Barra do Garças e Goiânia. As operações acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras com o ATR 72-600, de 70 assentos. Atualmente, a Azul oferta frequências entre Barra do Garças e Cuiabá, que também passarão a três semanais a partir da mesma data.
 
O voo entre Cuiabá e Barra do Garças havia sido iniciado em novembro de 2016. Com a aprovação da Anac, a aeronave irá sair de Cuiabá às 09h30 e tem chegada prevista às 11h45 em Barra do Garças. Após 25 minutos, o ATR-72 decola com destino a Goiânia, onde deve pousar às 13h35, todos horários locais. No sentido inverso, a saída está estimada para às 14h30, com chegada prevista para às 15h45 em Barra do Garças e 16h30, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
 
Em Barra do Garças, a companhia atualmente opera um voo diário para Cuiabá. Em Goiânia, são até 22 voos diários com ligações da capital goiana para Porto Seguro, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo (Viracopos e Guarulhos), Palmas, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro (Santos Dumont). No Aeroporto Marechal Rondon, são até 30 voos diários para 18 destinos: Alta Floresta, Brasília, Vilhena, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo (Viracopos e Guarulhos), Goiânia, Ji-Paraná, Londrina, Cacoal, Sinop, Porto Alegre, Porto Velho, Rondonópolis, São José do Rio Preto, Sorriso e Barra do Garças.
 
“Esta é uma importante notícia para Barra do Garças e região, que já nos pedia para incluir este voo na nossa malha. Agora, aproximaremos ainda mais a cidade de duas importantes capitais do Centro-Oeste do país, com horários ajustados para conferir conectividade”, destaca Daniel Tkacz, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
 
Voe MT
 
O programa ‘Voe MT’, criado com o objetivo de fomentar a aviação regional em Mato Grosso, deverá proporcionar uma redução de até 84% do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense. Para as operações internacionais, as saídas de combustível e lubrificantes para o abastecimento de aeronaves com destino ao exterior terão isenção total do tributo.
 
Serão “beneficiárias exclusivas do incentivo do programa, as empresas de transporte aéreo em operação em rotas aéreas regulares de transportes de passageiros e/ou cargas com conexão, destino ou origem em municípios localizados no Estado”. A intenção é aumentar a oferta dentro de Mato Grosso. Sendo assim, um voo de Rondonópolis para São Paulo (SP), ou de Barra do Garças para Goiania, por exemplo, teriam esta isenção.
 
Para fazer parte do programa, as companhias terão de operar rotas aéreas de forma regular em dois ou mais municípios do Estado de Mato Grosso, nos casos de voos regionais e nacionais e pelo menos um, em internacionais. Além disto, tem de ser comprovada a autorização para operar a rota aérea pretendida, regularidade junto à Fazenda Pública Estadual relativa a todas as obrigações tributárias, inclusive as acessórias e regularidade junto aos órgãos de fiscalização. Além disto, terá de manter também  oficina de aeronaves no Estado.
 
Benefícios
 
As reduções do valor da operação sobre a base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas de aquisição de QAV (querosene de aviação), em território mato-grossense, serão feitas da seguinte maneira: 20% para o transporte aéreo regular prestado em no mínimo dois municípios; 50% para operações em no mínimo quatro cidades; 60% para pelo menos cinco municípios; 72% para seis e 84% para pelo menos sete municípios. No caso de voos internacionais saindo do Estado, haverá a isenção destes tributos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet