Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

palavra de delator

Silval Barbosa diz em delação ter doado dinheiro para campanha de Pedro Taques em 2014; governador nega

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olha rDireto

Silval Barbosa diz em delação ter doado dinheiro para campanha de Pedro Taques em 2014; governador nega
O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) revelou em delação premiada à Procuradoria Geral da República, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ter doado dinheiro para a campanha vitoriosa do governador Pedro Taques e, ainda, se comprometido em não investir na campanha do ex-vereador Lúdio Cabral (PT). É o que revela reportagem da TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, veiculada no jornalístico MT TV 2ª Edição da noite desta terça-feira (22).

 
Pedro Taques nega qualquer possível envolvimento, com veemência. O Gabinete de Comunicação de Mato Grosso divulgou nota em que assegura que Taques possui desafetos na vida pública e, nesse contexto, coloca Silval no mesmo patamar do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, e dos ex-deptuados Hildebrando Pascoal e José Geraldo Riva.

Leia mais:
- Silval afirma que Eder Moraes e Romoaldo Junior receberam propina de empresas responsáveis por obras na Arena Pantanal

- Ministro do STF Luiz Fux homologa acordo de delação premiada do ex-governador Silval Barbosa
 
Na delação, o ex-governador peemedebista afirmou ter sido orientado pelo então prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, coordenador financeiro da campanha de Taques, de que era necessário que Silval não investisse na campanha de Ludio Cabral, que tinha como vice a então deputada Teté Bezerra (PMDB), mulher do presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra.
 
Barbosa aceitou a proposta, mas teria exigido que o compromisso fosse firmado com Taques, pessoalmente, se comprometendo em não investigá-lo, se eleito. Na denúncia, consta que teriam participado da uma reunião, na casa de Mauro Mendes, além de Silval, também de Taques e o hoje ministro da Agricultura, senador mato-grossense Blairo Maggi (PP).
 
Pela reportagem apresentada na TVCA, o acordo é de que Pedro Taques, em sendo eleito, não ficaria "remexendo" nas contas das gestões anteriores. Taques teria reclamado para Silval até mesmo da atuação de secretários de Estado, em favor da campanha de Ludio.
 
Também na reportagem, consta que, na delação, o ex-governador do PMDB teria recebido  pedido de Mauro Mendes para doar R$ 20 milhões à campanha de Pedro Taques, como forma de assegurar que, no futuro, não se investigaria as contas antigas de Silval.
 
Depois, Mendes deixou a coordenação financeira de Taques e teria assumido o empresário Alan Ayoub Malouf. O governador gaante que que Malouf não trabalhou em sua campanha, em 2014. Já Malouf disse ter pago R$ 2 milhões em caixa dois, o que Taques nega.
 
Blairo Maggi assegurou para a TVCA que jamais esteve em reunião política com Taques, Silval Barbosa e Mauro Mendes. E que não participou da campanha de 2014 nem declarou apoio a quaisquer dos candidatos.
 
O Gabinete de Comunicação enfatiza, em nota do governo de Mato Grosso, que Taques disputou duas eleições contra Silval Barbosa – 2010 e 2014 – sempre como adversário.
 
“Como governador, seu primeiro decreto (001/2015) determinou a suspensão de pagamentos e auditagem de todos os contratos da gestão anterior. Talvez por essa razão o ex-governador atribua a Pedro Taques a responsabilidade pelas ações judiciais e operações policiais que levaram à prisão não apenas de Silval Barbosa, mas de sua esposa e um de seus filhos”, observou o GCOM, na Nota de Esclarecimento.
 
A integrada da nota divulgada pelo Gabinete de Comunicação.
 
                        NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
 
O Governo do Estado de Mato Grosso vem a público esclarecer o que segue:
 
01 - O Governo do Estado não tem conhecimento sobre o teor da delação feita pelo ex-governador Silval Barbosa até a presente data.
 
02 - O governador Pedro Taques lembra que foi adversário do ex-governador nas duas eleições que disputou, sendo a primeira para senador, em 2010, e a segunda para governador, em 2014.
 
03 - O governador lembra ainda que possui vários adversários e desafetos na vida pública, inclusive políticos, entre os quais João Arcanjo Ribeiro, Hildebrando Pascoal, Silval Barbosa e José Geraldo Riva. E que nunca fez acordos com tais pessoas.
 
04 - Com um histórico de 15 anos atuando no Ministério Público Federal, Pedro Taques tem uma história de combate ao crime e aos criminosos. Como governador, seu primeiro decreto (001/2015) determinou a suspensão de pagamentos e auditagem de todos os contratos da gestão anterior. Talvez por essa razão o ex-governador atribua a Pedro Taques a responsabilidade pelas ações judiciais e operações policiais que levaram à prisão não apenas de Silval Barbosa, mas de sua esposa e um de seus filhos.
 
05 - Quanto às ilações sobre eventuais doações eleitorais irregulares, trata-se de mais uma leviandade criminosa daqueles que se utilizam do instrumento legal da Delação Premiada para fazer vingança pessoal ou comércio para atender interesses outros. Pedro Taques reafirma o que já disse em outras situações: sua prestação de contas relativa à campanha eleitoral de 2014 foi aprovada pela Justiça Eleitoral por unanimidade.
 
06 - O governador aguarda ter acesso à delação para conhecer eventuais acusações contra si para poder se manifestar.
 
Cuiabá- MT, 22 de agosto de 2017.
 
GCOM – Secretaria do Gabinete de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso


Confira abaixo a íntegra do posicionamento de Blairo Maggi:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informo que jamais estive presente em reunião política junto com Silval Barbosa, Mauro Mendes e Pedro Taques, uma vez que não participei efetivamente das eleições de 2014, muito menos declarei apoio a qualquer um dos candidatos.

Por essa razão, reitero que não convoquei encontros para tratar de acordos que beneficiassem o ex-governador Silval Barbosa. 

Se houve qualquer encontro ou se existia algum interesse em acordos de proteção, foi por parte do próprio Silval Barbosa, uma vez que ele era o governador a época. 

Ressalto que temos solicitado reiteradamente ao STF acesso às colaborações premiadas já homologadas, uma vez que estamos sendo procurados pela imprensa a apresentar defesas parciais, sem mesmo conhecer o teor das informações.

Por fim, entendo ser lamentáveis os ataques a minha reputação, mas estou com a consciência tranquila quanto às minhas ações e assim que tiver acesso ao teor da delação, usarei de todos os meios legais necessários para me defender, pois definitivamente acredito na Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet