Olhar Direto

Sábado, 18 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

Jornal Nacional mostra vídeo em que Emanuel Pinheiro e deputados aparecem recebendo mensalinho

Da Redação - Érika Oliveira

24 Ago 2017 - 20:43

Foto: Olhar Direto

Jornal Nacional mostra vídeo em que Emanuel Pinheiro e deputados aparecem recebendo mensalinho
Conforme já haviam adiantado os veículos de comunicação, na manhã desta quinta-feira (24), o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) vídeos em que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e deputados estaduais e federal aparecem recebendo dinheiro vivo, que segundo Silval, seria referente ao “mensalinho” pago a parlamentares para garantir apoio ao seu Governo. Os vídeos, que até então não haviam sido divulgados, foram apresentados pela reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta quinta.

Leia mais:
Silval afirma em delação que pagou mensalinho para Emanuel e deputados e registrou em vídeo

De acordo com a reportagem, a entrega do dinheiro era feita na sala do chefe de gabinete de Silval, Sílvio César Corrêa. Além de Emanuel Pinheiro, os então deputados estaduais Luciane Bezerra (PSB), Alexandre César (PT), Herminio Barreto (PR) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) também são delatados pelo ex-governador.

Nas imagens, Emanuel Pinheiro aparece colocando maços de dinheiro nos bolsos do paletó. Num dado momento, algumas cédulas caem no chão e o à época deputado estadual se abaixa para pegar as notas.

O deputado federal Ezequiel Fonseca, que também foi gravado, coloca uma quantia vultuosa de dinheiro em uma caixa de papelão. Hermino Barreto, que aparece na sequencia, preenche uma mala com o dinheiro recebido. Já Luciane Bezerra, que atualmente comanda a Prefeitura de Juara, e o ex-deputado Alexandre Cesar colocam as notas em uma bolsa e mochila, respectivamente.

A reportagem também traz um trecho do depoimento de Silval, em que cita o ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP). Ele aponta, em sua delação, uma suposta tentativa de obstrução à Justiça, para que o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes mudasse seu depoimento ao MPE quanto à possível compra de vaga no Tribunal de contas do Estado (TCE).

Conforme já havia divulgado o Olhar Direto, Silval afirma, em seu acordo de colaboração, que ele e Blairo Maggi pagaram R$ 6 milhões para que Eder Moraes se retratasse e os livrasse do processo, que posteriormente foi arquivado.

Outro lado

Emanuel Pinheiro disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que nunca recebeu "mensalinho" ou dinheiro ilícito para apoiar o governo de Silval Barbosa (PMDB).

Pinheiro afirmou em nota que "refuta toda e qualquer ilação que possa ter sido alegada com intenção de enredá-lo nas supostas práticas criminosas que teriam sido admitidas numa possível delação".

O deputado Ezequiel Fonseca confirmou que integrou a base aliada do ex-governador, mas afirmou que a informação de que recebeu propina "não procede".

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), marido da prefeita Luciane Bezerra, afirmou que o dinheiro recebido por sua esposa era referente a uma dívida de campanha, da qual Silval ainda estaria faltando pagar cerca de R$ 300 mil.

O ministro Blairo Maggi afirmou que “lamenta” as ilações de Silval e que vai se defender na Justiça.

O Olhar Direto não conseguiu contato com os demais políticos que aparecem na reportagem.

Confira as imagens divulgadas pelo Jornal Nacional:

 

80 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jota Lerson
    26 Ago 2017 às 10:20

    Não tem que ir pra rua protestar nada! Tem e que votar substituindo todos os 25 Deputados Estaduais, substituir todos os Vereadores, substituir todos os Senadores, e substituir todos os Governantes, por favor esses caras estão sendo reeleitos porque provavelmente compram votos, e se há eleitores que vendem o voto é tão ou mais corrupto que o próprio político comprador de votos. Ficam 4 ou 8 anos sem fazer nada porque sabem que nas eleições tem um monte de desqualificados que vendem o voto, e você que não faz isso é no mínimo desorganizado, pois precisamos ser a maioria que não vende, que não reelege, ai o país pode melhorar, e não é pra voltar ao militarismo, precisamos reformular essa atual Constituição em que o políticos escolhem aqueles que no irão julgá-los, tudo errado: o melhor protesto são as urna, substitua todos, absolutamente todos na próxima eleição.

  • Rutênio
    26 Ago 2017 às 10:13

    Lembram deste lema: "Só otário para votar em Wilson Santos de novo", e quem votou e acreditou no Nenel como é classificado?

  • Francisco dos Santos
    26 Ago 2017 às 07:34

    Para Lucas: você está certo em partes, talvez da forma que propoe poderia resolver, mas a forma mais efetiva e o maior protesto é nas urnas, esse povo não brota do nada, são responsáveis por eles o eleitor que vende o voto, os Presidentes de Bairros que o apoiam em troca de cargos públicos, os eleitores que votam sem consciência. O maior protesto será quando o perceber que não deveria votar nulo e sim votar substituindo todos que estão no mandato, mas isso ao ver meu ver só ocorrerá daqui uns 300 anos, pois ainda temos muita gente sem cultura que votam dessa forma e parece que preferem os políticos com suspeitas de prática ilícitas! Trago a lembrança do saudoso Chico Anysio investido no personagem Justo Veríssimo em que dizia : "O povo gosta de ladrão, o povo é doido por um ladrão" Isso foi nao de 1988, parece que agora se aplica com muito mais propriedade.

  • CIDADÃO ATENTO
    25 Ago 2017 às 21:13

    A casa caiu prefeito Emanuel monocelha. Mas fique tranquilo, isto aqui é Brasil. O País mais corrupto do mundo. Não dará em nada. Sempre haverá um conhecido ministro do STF, com os pés no pantanal, para conceder habeas corpus no atacado e no varejo. Fosse num País sério, já estariam presos todos os envolvidos nessa patifaria deslavada. Sem vergonhice total. Aliás, vergonha deveria ser um termo extinto dos dicionários. Ninguém mais a tem. Aparecem noutro dia com a cara mais lavada do mundo e dizem que não é nada disso e blá, blá, blá. E tudo continua como sempre foi, roubalheira e mais roubalheira. E vivemos muito mal, obrigado seus vendilhões.

  • Manasses Santos
    25 Ago 2017 às 19:39

    Nao existe politico honesto, como nao existe justiça leal...Ele vai pagar metade do que roubou por um bom advogado, e quem só perde é a gente...pq os impostos nao param de subir, pra alimentar os bolsos dessa corja de bandidos!!!

  • lucas
    25 Ago 2017 às 17:26

    O POVO ACEITA TUDO,.... VAMOS PRA RUA VAMOS FAZER O PREFEITO SAIR... QUE NADA NINGUÉM FAZ NADA SÓ FICA NO BLA BLA BLA... FAZ UM CARNAVAL NA RUA PRA VER SE NÃO ENCHE...MAIS PEDE PRO POVO BRIGAR PELOS SEUS DIREITOS NINGUÉM APARECE... PAGAMOS POR SERMOS OMISSOS A TUDO QUE FAZEM...A AV. DA FEB ACABADA ALGUM DE NÓS RECLAMA OU FAZEMOS ALGUM PROTESTO??? NÃO NÉ... Q. PENA

  • Elvis Crey Advogado
    25 Ago 2017 às 15:53

    E ainda tem um desses da imagem que quer ir para o TCE...

  • Anônimo
    25 Ago 2017 às 14:00

    Hélio vc ta de sacanagem ne???!!! Vc diz que defendia o PT, votou no Alexandre César, ficou decepcionado e agora vai continuar defendendo ainda a Dilma????!!! Ô meu amigo, larga disso, vai passar vergonha de novo!! Acorda!!

  • amaranta
    25 Ago 2017 às 13:02

    Sil, pela primeira vez na vida, e surpreendentemente, apoio você. Não tem que pagar a cadeia sozinho não. Joga na roda toda a quadrilha. Cadeia é não pra qualquer um....Fez muito bem! Quero ver 2018 agora.

  • Pagadora de Impostos
    25 Ago 2017 às 12:20

    é de morrer de chorar , se roubo de colarinho branco desse cadeia isso já não aconteceria tanto, mas a justiça é cega lenta muda e surda.

Sitevip Internet