Olhar Direto

Quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Portão do Inferno será revitalizado e contará com passarelas suspensas; veja vídeo de como ficará

Da Redação - Wesley Santiago

07 Out 2017 - 17:00

Foto: Reprodução

Portão do Inferno será revitalizado e contará com passarelas suspensas;  veja vídeo de como ficará
O Portão do Inferno, localizado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, será revitalizado para contemplação turística até o ano que vem. A ação é um esforço conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura de Chapada dos Guimarães. Ao todo, é esperado R$ 1,5 milhão de investimento na obra.

Leia mais:
Trecho do ‘Portão do Inferno’ é liberado após deslizamento de paredão
 
Segundo o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, o novo local será para contemplação dos turistas e contará com estacionamento para 40 veículos, além de passarelas suspensas de contemplação. Mais adiante, restaurantes podem ser instaladas na área, o que não é prioridade ainda.


 
“Quando pegamos a administração, não existia nada para aquela região do Portão do Inferno. Havia apenas conceitos, nada de projeto executivo ou estudo ambiental. Fizemos o primeiro estudo geológico da região. Depois, entregamos o trabalho para a AMM e ficou constatado o que pode e o que não pode ser feito”, disse o secretário ao Olhar Direto.
 
O projeto foi levado da Sedec para a AMM que fez o projeto e entregou para a prefeita Thelma de Oliveira (PSDB): “Pegamos o projeto e demos entrada no Ibama, junto com o estudo, para fazer o licenciamento ambiental. Estamos nesta fase. Também temos acordo com a Secretaria de Meio Ambiente para agilizar este processo”. Ao todo, devem ser investidos R$ 1,5 milhão na revitalização do local.
 
O secretário ainda alertou que as construções serão realizadas em um novo local. Isso porque o antigo, onde ficava uma pamonharia, é extremamente frágil e tem uma erosão grande: “Vamos conseguir fazer o ano que vem. Estamos bem otimistas. Nosso trabalho está muito bom e avançando, tanto aqui como no Mirante e também na Salgadeira”, finalizou Nigro.
 
O projeto de contemplação do Portão do Inferno conta com 1.460,96 m² de área construída, incluindo 245 m lineares de passarelas, seis áreas de contemplação, sendo uma delas em formato de arara, retratando com propriedade a beleza natural da região. A parte arquitetônica e os materiais escolhidos aproveitam ao máximo a paisagem natural, permitem a permeabilidade visual e geram um baixo impacto ambiental na área, uma vez que se encaixa com naturalidade na paisagem local, o que sempre foi um princípio norteador do projeto, o de interferir o mínimo possível na natureza e no ecossistema local, visando a sua sustentabilidade.
 
O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do Ecoturismo no Estado tendo como eixo principal Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Nobres, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

45 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nubia
    15 Out 2017 às 15:01

    Até ai tudo bem... Mas cade a acessibilidade???? Só vejo escadas... Escadas e mais escadas! Se vai ou nao vai ser construido ja é outros 500... Mas cade a acessibilidade????

  • VALTER CARVALHO
    09 Out 2017 às 19:43

    Gostaria muito de acreditar que isso vai sair do papel! terá todo meu apoio e se aceitarem minha contribuição!.....vamos torcer!

  • Leony
    09 Out 2017 às 19:40

    Muito criativo esse projeto tomará que comece logo essas obras.

  • INFERNO
    09 Out 2017 às 08:50

    papo furado, conversa mole...tomara que nem comece!! CADE O TELEFÉRICO???? O Estado comprou, não comprou????

  • Julian
    09 Out 2017 às 06:44

    Kkkkkkkkkkk olhando esse vídeo só tenho que rir esse povo acha que cuiabano e burro para acreditar em papai Noel kkkk kkkk o povo bestaa.

  • Julio
    09 Out 2017 às 06:37

    Me desculpe mais não acredito que esse projeto não saia do papel , e esse vídeo bunito aí e para enganar o povo besta que acredita, isso é só enrolação quanto tempo nois estamos sem á salgadeira que esse povo fechou não acreditem e pura enrolação isso já faz dez anos que está conversa não sai do papel mentirosos já que não tem capacidade de arrumar por que não tiram os tapumes que estão lá e entregam assim para o povo .

  • Walter
    09 Out 2017 às 06:32

    Tá chegando a campanha política, aí começa falar em obra para nunca terminar kkkk

  • Wilson Ferreira da Silva
    08 Out 2017 às 20:08

    Mais uma fortuna nos bolsos dos políticos

  • Nanda
    08 Out 2017 às 18:10

    Muito lindo o projeto..Seria maravilhoso se muitos projetos como este fosse investido e concretizado realmente não só em Chapada assim como em Cuiabá, até então pagamos impostos tão altos,com uma parte deste dinheiro tenho certeza que o dinheiro seria muito bem aplicado e com uma cidade toda cuidada e projetada poderia dar mais lucro para eles mesmos(políticos )..Mas concerteza este é mais um projeto, buscando ganhar vantagens e dinheiros..E as obras,as obras não sairá do projeto e ficara tudo no bolso...Difícil de se acreditar onde as Mentiras prevalecem todo dia..Assim como fizeram com a obra do VLT que simplesmente sumiram com o dinheiro e acabaram com a Cidade...Triste Realidade...

  • Nilson
    08 Out 2017 às 17:05

    Como os cadeirantes vão subir as escadas????

Sitevip Internet